Apesar de invadida pela Rússia, a Ucrânia planeja o retorno do futebol no país no dia 23 de agosto. O anúncio foi feito pelo ministro do Esporte, Vadym Gutsait, através de publicação no Facebook.
“Nós concordamos em elaborar… o processo para organizar e realizar as competições sob a lei marcial”, afirmou.
A ideia que é a primeira divisão do Campeonato Ucraniano seja iniciada no dia 23, véspera da comemoração de independência da antiga União Soviética. O retorno do futebol deverá seguir alguns protocolos de segurança. Para serem realizadas, as partidas deverão liberação militar e seriam disputadas sem a presença de público no estádio. Como o país ainda está em guerra, não foi definido se todas as cidades receberão os jogos do campeonato nacional ou somente algumas.
“Perto dos estádios deve haver um local de refúgio. Durante os ataques aéreos, os jogos vão parar. Jogadores, treinadores e todas as pessoas envolvidas nas partidas terão de ir rapidamente para o refúgio”, comentou Gutsait.
Vale destacar que com os bombardeios, muitos estádios e centros de treinamentos dos clubes acabaram sendo destruídos.
A Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro deste ano. No início do conflito, muitos jogadores estrangeiros deixaram o país. Alguns deles conseguiram acertar com outros clubes do exterior para seguirem jogando. O Campeonato Ucraniano da temporada 2021/2022 foi interrompido na 18ª rodada e não teve campeão.
Comentários Facebook