Américo Neto é presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e sócio-fundador da Viamídia Publicidade. ?? o segundo mandato de Américo na ABAP, sendo sua primeira gestão entre os anos de 2017 e 2019. O publicitário se encontrou com o Bahia Notícias, onde falou sobre o mercado do setor e a área de marketing político.
Américo também contou sobre o futuro dos anúncios nos jornais impressos e afirmou que, após visitas ao exterior, percebeu que a tendência é encontrar as revistas de forma encurtada e segmentada, inclusive, com distribuição gratuita.
“Em Vilas do Atlântico, você tem uma, aí você tem outra que circula no bairro do Horto do Florestal, e elas são inchadas e segmentadas, a maioria com a distribuição gratuita e a publicidade vai estar lá para para pagar essa impressão. A visão que eu tenho com base nessas referências, de países que estão na nossa frente e na história, é de que o impresso continua e encolhe, virando algo de nicho e segmentado”.
O presidente da ABAP falou sobre as dificuldades da criação de marcas na Bahia e classificou o polo industrial baiano como “transformador” dentro da publicidade, chegando a ser referência no Brasil.
“Nosso principal polo industrial é aquele que transforma e não anuncia. Nós não temos uma indústria forte com marcas que anunciam na Bahia e no Brasil inteiro, isso é um limitador para o nosso segmento. Nossa publicidade gira muito na área de comércio e serviço, é onde a gente tem uma empregabilidade maior, falta essa coisa de ter uma comunicação institucional, uma comunicação de marca, comunicação extramuros”. Clique aqui e leia a entrevista completa!
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