Após pico em abril, Secretaria de Saúde diz que curva de casos de Norovírus se normalizou

Publicado:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a curva de casos de gastroenterite já se normalizou. Na segunda quinzena de Abril, a SMS havia reportado um aumento das infecções.

 

Em nota, a secretaria reforçou que não há evidências de que o pico de gastroenterite foi causado apenas pelo Norovírus.

 

“Após o crescimento de casos relacionados à gastroenterite a partir da segunda quinzena de abril, a curva já se normalizou. Não há novas notificações. E vale destacar que não há clareza se esse aumento foi devido, apenas, ao Norovírus”, disse a SMS.

 

Em maio, o coordenador do Laboratório de Virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gúbio Soares, alertou sobre o aumento de casos de Norovírus em Salvador (veja aqui).

 

“O norovírus é um vírus altamente infeccioso. Passa de pessoa para pessoa pelo contato físico, pelas mãos, alimentos contaminados, água contaminada, o vômito dentro de uma casa de uma pessoa doente”.

 

Dor de cabeça, diarreia, febre, dor no estômago. Esses são os sintomas mais frequentes do norovírus.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atenção primária tem novas equipes credenciadas para todo o país; confira a lista das cidades contempladas

Os profissionais irão reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS)

InfoGripe: número de casos de SRAG segue em queda no país

Embora a incidência ainda esteja elevada, o cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR)

Capitais do Norte e Nordeste ocupam os piores índices de saneamento básico em 2025

Estudo do Instituto Trata Brasil aponta que 8 das 20 piores cidades são capitais dessas regiões; Porto Velho, Macapá e Rio Branco têm os menores índices de coleta e tratamento de esgoto