Boric anuncia universalização do acesso aos serviços de saúde no Chile

Publicado:

O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou nesta quinta-feira (28) que o sistema de saúde pública do país será gratuito para toda a população. Promessa de campanha do ex-líder estudantil, a medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (1).

 

Atualmente, para ser atendido, o cidadão chileno precisam pagar pelos serviços. No modelo atual, apenas as pessoas com mais de 60 anos ou com renda inferior a US$ 420 mensais são isentas de cobrança.

 

Em um discurso publicado no Twitter, Boric falou sobre o impacto no novo formato de participação, que deve beneficiar 5 milhões de usuários. 

 

“Muitas gerações de chilenos e chilenas sonharam com o que hoje estamos avançando em converter a uma realidade, que é um sistema de saúde público, gratuito, para todas e todos os usuários do Fundo Nacional de Saúde do Chile”, disse o chefe do Executivo.

 

Um Sistema Nacional de Saúde deve ser criado para gerir a rede de assistência chilena, caso a nova Constituição seja aprovada no referendo de 4 de setembro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população

Suspeitas de sarampo no Tocantins acedem alerta

Casos elevam alerta nacional; Acre decreta emergência e Brasil intensifica campanhas de vacinação.