A disputa dos mineiros por vagas na Câmara dos Deputados deve ter a participação de dois personagens vivos na memória dos torcedores de futebol. Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, é pré-candidato pelo Podemos. Sergio Sette Câmara, ex-presidente do Atlético, deve estar nas urnas sob a bandeira do Republicanos.
Ele chegou, inclusive, a ter reuniões com representantes de algumas torcidas organizadas do Galo. Os ???Sergios??? podem cumprir, justamente, a função de puxar votos aos partidos que defendem.
Uma fonte com experiência na montagem de chapas apontou ao Estado de Minas as chances de vitória do dirigente cruzeirense caso o Podemos consiga dois assentos. O mais votado da legenda tende a ser Igor Timo, que tenta reeleição.
Leia também: “Puxadores de voto” em ação para tentar ampliar bancadas na Câmara”
Na visão desse interlocutor, no Republicanos, ligado a uma igreja pentecostal, o favoritismo pende ao pastor Gilberto Abramo e a Lafayette Andrada, herdeiro do sobrenome de uma família tradicional na política mineira. A legenda tem ainda Léo Motta e Alê Silva. Ex-PSL, a dupla foi eleita na esteira do bolsonarismo em 2018.
Pedro Aihara, o bombeiro, pode ser beneficiado em caso de bom desempenho do Patriota, que já conta com os deputados Fred Costa e Doutor Frederico. No Avante, a chapa construída deve ter cerca de 30 candidatos que já conseguiram ao menos 20 mil votos em pleitos anteriores.
Cálculos internos apontam a possibilidade de cinco ou seis triunfos ??? reeleição de Luis Tibé e Greyce Elias está na projeção. Em 2018, vale lembrar, o Avante teve o terceiro candidato mais votado de Minas: André Janones, neste ano pré-candidato a presidente.
No PSB, o presidente estadual, Vilson da Fetaemg, tentará permanecer mais quatro anos no Congresso. Uma das estratégias dos socialistas era impulsionar os votos de legenda por meio da presença do ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe na disputa pelo governo.
Na semana passada, porém, ele teve a pré-candidatura retirada em prol do apoio a Alexandre Kalil (PSD). Agora, Saraiva avalia engrossar a lista de concorrentes à Câmara, onde esteve por muitos anos pelo MDB.
O Pros também pode conseguir uma cadeira. Isso porque o ex-petista Weliton Prado tem boa votação, sobretudo no entorno de Uberlândia, no Triângulo. Em 2018, por exemplo, ele foi o 12° na classificação geral em Minas.
Ainda em Uberlândia, mas de volta ao PT, há dois nomes que podem embolar a disputa em uma chapa recheada de quadros históricos e de postulantes à reeleição. Isso porque a vereadora Dandara Tonantzin deve ser candidata a federal e Gilmar Machado, ex-prefeito uberlandense, também estará na disputa. Um de seus trunfos é fazer “dobradinha” com o deputado estadual Doutor Jean Freire, de bom desempenho nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri ??? em 2018, foram 83 mil votos. Gleide Andrade, integrante do diretório nacional da sigla, é outra pré-candidata.
Também à esquerda, o Psol não terá Áurea Carolina, que abriu mão da reeleição. Iza Lourença, vereadora de Belo Horizonte, é apontada como alguém que pode herdar parte do espólio. Outra pessolista, Célia Xakriabá, que leva o nome de sua tribo, terá o apoio da Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros (Apib). Na Rede, federada ao Psol, um dos nomes oferecidos ao eleitor será o de Paulo Lamac, vice-prefeito de BH entre 2017 e 2020.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Comentários Facebook