Estudo aponta que dieta gordurosa pode levar à depressão e Alzheimer

Publicado:

Dietas com gorduras apresentam sinais de declínio cognitivo, depressão, ansiedade e Alzheimer, segundo um estudo realizado por pesquisadores da University of South Australia.

 

Segundo o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a pesquisa, publicada na Metabolic Brain Disease, acompanhou o estado de saúde de roedores com alimentos gordurosos durante 30 semanas. Os animais passaram por testes de tolerância à glicose e insulina e capacidade cognitiva.

 

O trabalho usou dois tipos de ratos para a análise. O primeiro grupo possuía animais que tinham uma mutação na proteína tau, presente nos neurônios. O outro grupo, de controle, não tinha o mesmo problema.

 

 

Depois das 30 semanas ingerindo alimentos gordurosos, os ratos do grupo controle ganharam peso, passaram a exibir comportamentos semelhantes à ansiedade e mostraram níveis mais altos de tau no cérebro. Os emaranhados de tau podem indicar o surgimento do Alzheimer.

 

Já os ratos do primeiro grupo, o estudo mostrou que, depois de 30 semanas expostos à dieta rica em gordura, eles desenvolveram pré-diabetes e resistência à insulina. Além disso, tiveram mais episódios semelhantes à depressão e ansiedade, a proteína tau também pôde ser vista na forma que indica Alzheimer.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barcelona encerra excursão pela Ásia com goleada e primeiro gol de Rashford

Em uma noite de domínio total, o Barcelona superou o Daegu FC por 5 a 0, encerrando sua turnê pela Ásia em grande...

VÍDEO: Jogador é atingido por rojão lançado por torcedores do The Strongest durante jogo na Bolívia

Um incidente alarmante ofuscou a vitória do The Strongest sobre o Blooming por 3 a 2, na...

Delegação do Santo André sofre emboscada após jogo pela Copa Paulista

A tensão tomou conta do último jogo da Copa Paulista, quando a delegação do Esporte Clube Santo André foi alvo de uma emboscada...