Fachin pede parecer de Bolsonaro sobre proteção de indígenas isolados

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin solicitou informações à Presidência da República, à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a situação dos povos indígenas isolados e de recente contato no Brasil. O pedido é no âmbito de uma ação apresentada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que solicita que a Corte obrigue o governo a adotar medidas que garantam a proteção desses povos.
Segundo o ministro, os fatos narrados pela instituição são de “extrema gravidade” e podem indicar ações e omissões estatais que ferem a Constituição e fragilizam a proteção desses povos.
Na ação, a Apib argumenta que os órgãos estatais responsáveis pela proteção dos povos isolados estão sucateados e que defensores dos direitos indígenas estão sendo ameaçados e mortos, como aconteceu com o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, no Vale do Javari, há um mês. 
De acordo com a Apib, a área, conhecida como a reserva com a presença de mais povos não contatados do mundo, é uma das mais vulneráveis do país devido a invasão do território por narcotraficantes, garimpeiros, pescadores ilegais, além do contingenciamento orçamentário que atingiu a atividade de proteção e fiscalização promovida pelos servidores da Funai.
???As ações e omissões do Poder Público estão colocando alguns povos indígenas em risco real de genocídio, podendo resultar no extermínio de etnias inteiras. Muitos territórios com a presença de isolados apresentam demora injustificada de demarcação, dependendo de atos administrativos precários como as portarias de restrição de uso, com breve validade. Do mesmo modo, as Bases e Frentes de Proteção Etnoambiental são ameaçadas cotidianamente pela presença dos mais variados invasores nos territórios indígenas, sendo eles: madeireiros, garimpeiros, pescadores, caçadores, narcotraficantes, missionários, latifundiários e grileiros???, diz.
No processo, a Apib solicita que a União apresente um plano de ação para proteção das terras indígenas em até 60 dias. Além disso, requer que no prazo de 30 dias a União implemente aporte financeiro de novos recursos à Funai e que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instale um Grupo de Trabalho com prazo indeterminado, para acompanhamento contínuo de ações judiciais relacionadas à efetivação dos direitos dos povos isolados. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher confunde sintomas de câncer de intestino avançado com gravidez

Zara McCormick, uma inglesa de 36 anos, enfrentou um desafio inesperado. Ao sentir-se constantemente cansada e com falta de ar, ela supôs que...

Descubra os 6 piores hábitos que aumentam níveis de açúcar no sangue

Você sabia que pequenos hábitos diários podem estar elevando silenciosamente os seus níveis de açúcar no sangue? Embora seja natural vivenciar alguns picos...

Dólar opera estável após balanço da Petrobras e com atenção ao Fed

Nesta sexta-feira, a movimentação do dólar se mostrou bastante estável, com os mercados financeiros de olho em três grandes fatores: o impacto das...