Gana registra 2 casos fatais de Marburg, vírus da família do Ebola

Publicado:

Gana registrou nesta sexta-feira (8) a morte de dois pacientes  infectados com o vírus Marburg, da família do Ebola. O alerta foi feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que primeiras amostras analisadas deram positivo para o patógeno e estão em outro laboratório para confirmação. Segundo o Metrópolis, parceiro do Bahia Notícias, essa é a primeira vez que o vírus é detectado no país.

O Marburg é um vírus muito letal, levando a óbito cerca de 88% dos pacientes infectados. Não há tratamento nem vacina. Os principais sintomas aparecem entre 2 e 21 dias depois da exposição e são: diarréia, febre alta, dor muscular, dor de cabeça severa, náusea e vômitos. O vírus também causa febre hemorrágica.

Os casos notificados até hoje aconteceram em Angola, Congo, Quênia, África do Sul e Uganda, todos países do sul e oriente do continente. Gana fica no ocidente da África. O vírus Marburg consta na lista da OMS como um patógeno de interesse, que pode causar uma pandemia.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: casos de SRAG em crianças aumentam em alguns estados

Apesar do cenário nacional seguir em queda, os estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul registram aumento de ocorrências na faixa etária, associados ao VSR

Sarampo: governo intensifica vacinação no Tocantins e Maranhão

Com a confirmação de 11 casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o governo intensificou as ações de vacinação no estado. Cidades maranhenses como Balsas e Imperatriz também receberão equipes de saúde para reforçar a imunização da população e conter a propagação da doença

Piso da enfermagem: estados e municípios partilham mais de R$ 808 milhões, em julho

No geral, o maior valor foi destinado a Minas Gerais, que conta, no total, com mais de R$ 116 milhões