Gilberto Amaral, que Deus o abrigue no Seu reino de flores???

Publicado:

Desembarquei em Brasília numa manhã fria, seca e poeirenta de 1962, para trabalhar na reportagem política do grande jornal do Rio de Janeiro ??ltima Hora.

Foi buscar-me no aeroporto (à época uma construção improvisada de madeira) o velho jornalista Moacir Valadares que dirigia um pequeno jeep Willys que não podia ser estacionado sob pena de não mais funcionar. Atirei minha mala na carroceria e saltei para dentro dele com a agilidade que minha idade permitia.

Brasília era então uma cidade de pouco mais de 200.000 habitantes, e hoje cerca de 3.500.000 habitantes. A capital tinha a cor do que era: barro bruto, avermelhado e poeirento. Poucas árvores retorcidas do cerrado e nenhuma mancha de jardins.

Dois dias após conheci o já famoso jornalista Gilberto Amaral (foto em destaque). Vigoroso, elegante e barulhento, que para aqui viera antes de mim, lá das Minas Gerais.

Tornei-me amigo dele, muito amigo, laços que cingiram nossas famílias num sentimento indestrutível de união. O casal Gilberto e Mara foi padrinho do casamento do meu filho Márcio.

Naqueles anos distantes Brasília se prestava a festas em razão da solidão reinante. O casal promovia-as muitas, e eu era um convidado permanente. Isto contribuía para alargar o nosso círculo de relações e de novas amizades.

Gilberto, jornalista social e político, reinava sobre os demais que lhe quisessem competir na captação das notícias mais frescas e precisas. Foi amigo íntimo de presidentes, ministros, congressistas e autoridades em geral.

Até os anos 70 eu não conhecia o ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Dez dias antes de ele perder a vida num acidente de automóvel, JK esteve nesta cidade e o casal Gilberto-Mara recebeu-o para um almoço e convidou também alguns poucos amigos. Ficamos todos extasiados com as histórias de seu governo e de outros. As informações jorravam como uma cachoeira sem fim, sem que qualquer de nós sentisse a necessidade de interrompê-lo.

Homem raro, aquele!

Anos após minha chegada em Brasília, fui nomeado diretor de jornalismo da Rede Globo na capital, passando depois a editor e colunista do Correio Braziliense por anos a fio. Foi nesse tempo que propus ao dr Edilson Varela entregar meia página diária do matutino a Gilberto, oportunidade que aproveitou com grande competência e dedicação. Dali espraiou-se para a televisão e para o rádio.

Um dos últimos momentos em que estivemos ligados profissionalmente foi em Londres por ocasião da solenidade em que, como ministro de Minas e Energia, recebi uma homenagem pelo bom desempenho do ministério no setor energético. Compareceram para solidarizar-se com o Brasil que eu ali representava, ministros de vários países e alguns do governo britânico. Gilberto foi comigo, hospedamo-nos na embaixada brasileira e ele, como repórter competente, fez uma precisa cobertura dos acontecimentos.

Gilberto era meu amigo e eu gostava dele. Por 60 anos estivemos juntos.

Agora, saudoso do amigo que se foi, o rogo derradeiro: Que Deus o abrigue no Seu reino de flores.

Edison Lobão foi senador de 1987 a 1991. Entre 1995 e 2019, foi ministro de Minas e Energia nos governos de Lula e Dilma Rousseff. Também foi governador do Maranhão por um mandato (1991 a 1994) e deputado federal por três mandatos consecutivos.

O post Gilberto Amaral, que Deus o abrigue no Seu reino de flores??? apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira a íntegra do pronunciamento de Lula para o 7 de Setembro

Na noite do último sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso em homenagem ao Dia da Independência do Brasil....

Polícia descobre desmanche ilegal ligado a sequestro de 6 cães em SP

Na tarde de sexta-feira, a Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), encontrou um desmanche ilegal na fronteira entre a...

Quem deve discursar no primeiro ato na Paulista com Bolsonaro preso

No primeiro ato bolsonarista após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Avenida Paulista será o cenário das principais lideranças do grupo....