Moradores de Guaratinga, na Costa do Descobrimento, acusaram a morte de peixes por suspeita de contaminação no Rio dos Frades. Nesta segunda-feira (11), um grupo de ribeirinhos procurou a secretaria municipal do meio ambiente para relatar o ocorrido.
Segundo o Radar 64, parceiro do Bahia Notícias, uma equipe do órgão foi ao rio e encontrou embalagens de agrotóxicos na margem do estuário, o que aumente a suspeita da contaminação. Em nota, a pasta emitiu um alerta sobre o risco do consumo de água oriunda do rio.
Durante a visita, os técnicos da secretaria coletaram amostras e enviaram para uma análise. O resultado do exame deve sair em 30 dias. “Em virtude da suspeita de derrame de agrotóxicos no leito e margens do rio, não é recomendável o consumo e a utilização da água do Rio dos Frades, desde a localidade dos Floripes até a sede do município, até que saia o resultado da análise”, disse o secretário de meio ambiente, André Cramer.
Além de abastecer Guaratinga, o Rio dos Frades é fonte de subsistência para muitas famílias, que fazem uso da pesca e da irrigação para cultivar plantações. A Embasa também já foi informada do problema.
Comentários Facebook