Itamaraty manda embaixador brasileiro voltar a trabalhar em Kiev

Publicado:

A diplomacia do Brasil continua recomendando que os cidadãos brasileiros não ingressem em território ucraniano por causa da guerra, mas está tentando retomar a normalidade de sua embaixada na capital do país invadido pela Rússia desde fevereiro deste ano.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou, nesta terça-feira (26/7), que o embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, foi instruído a voltar a Kiev para ???exercer suas funções presencialmente naquela capital???.

A embaixada do Brasil em Kiev nunca fechou, mas Rapesta deixou o local em 1º de março deste ano com sua equipe, alegando falta de condições de segurança. O corpo diplomático seguiu para Lviv, uma cidade ucraniana próxima da fronteira com a Polônia, onde continuou a auxiliar brasileiros que tentavam deixar o país em conflito.

???Nos últimos cinco meses, cerca de 250 brasileiros foram atendidos pelo Itamaraty na região, em especial para emissão de documentos e travessia da fronteira???, informou o ministério, em nota oficial.

???O Itamaraty segue atento à evolução do conflito e está pronto a retomar eventuais medidas emergenciais de atendimento a cidadãos brasileiros que se façam necessárias???, diz ainda a nota.

A embaixada brasileira em Kiev tem um número de celular que atende em sistema de plantão: +55 61 98260-0610.

O post Itamaraty manda embaixador brasileiro voltar a trabalhar em Kiev apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereadora reclama de cobranças aos domingos: “Preciso meter”. Vídeo

Em Ponte Nova (MG), uma declaração de Fernanda Bitenco, vereadora do município, gerou controvérsia nas redes sociais. A parlamentar expressou sua insatisfação com...

Com bandeira de Israel, apoiadores esperam Bolsonaro em hospital

No coração de Brasília, um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se reuniu em frente ao Hospital DF Star, ansiosos pela chegada...

Lula acompanha com lupa escolhas de cargos para a direção do PT

Nas vésperas do pleito de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está imerso na construção da nova direção do PT, acompanhando...