Juízes federais declaram ???irrestrito apoio??? ao TSE e defendem urnas

Publicado:

Depois de mais uma ofensiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral brasileiro em reunião com embaixadores nesta segunda-feira (18/7), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) reforçou ???irrestrito apoio??? ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seus ministros e ministras.

O pronunciamento destaca que o tribunal tem desempenhado, ao longo dos anos, a função de conduzir o pleito eleitoral de forma ???absolutamente republicana e eficiente???.

Como bom exemplo da atuação do TSE, cita a implantação e aperfeiçoamento das urnas eletrônicas desde 1996, ???sem qualquer indício efetivo de irregularidades na sua utilização, sendo, por mais de uma vez, inclusive por meio do Congresso Nacional, rechaçada a necessidade de adoção do voto impresso.???

A Ajufe diz que os resultados das eleições presidenciais de outubro serão respeitados, independente dos eleitos ou eleitas.

???Por fim e desde logo, rechaça-se qualquer tentativa de impugnação a tal resultado fora das vias adequadas, ou seja, aquelas admitidas pelo ordenamento jurídico, garantida a independência do Poder Judiciário e a soberania do voto popular???, finaliza a nota.

Nesta segunda, Bolsonaro reuniu embaixadores de cerca de 40 países. Por mais de 45 minutos, o chefe do Executivo federal voltou a lançar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas também criticou o TSE e alguns ministros.

A reunião com estrangeiros foi realizada no Palácio da Alvorada e contou com a estrutura do governo para ser divulgada. Na ocasião, o chefe do Palácio do Planalto repetiu argumentos já desmentidos por órgãos oficiais e reiterou que as eleições deste ano devem ser ???limpas??? e ???transparentes???.

Mais uma vez, Bolsonaro não apresentou provas contra o sistema eleitoral. No evento com diplomatas, o presidente também criticou os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o chefe do Palácio do Planalto, os três magistrados querem trazer ???instabilidade??? para o país.

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reagiu com duras críticas à apresentação. Ao abrir um evento virtual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não citou o nome de Bolsonaro, mas referiu-se ao presidente ao dizer que ???criam-se, nesse caminho de desinformação, encenações interligadas, como, aliás, está a assistir hoje o próprio país???.

Para o ministro, ???há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade importante dentro de um país democrático, e é muito grave a acusação de fraude a uma instituição, mais uma vez, sem apresentar provas???.

O post Juízes federais declaram ???irrestrito apoio??? ao TSE e defendem urnas apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinco mineiros seguem presos em mina no Chile; buscas continuam

As operações de resgate na mina El Teniente, no Chile, continuam intensas após um terremoto de magnitude 4,2 que resultou no colapso de...

Tarcísio anuncia auxílio moradia para vítimas de incêndio em Santos

Em um gesto decisivo diante da tragédia, o governo de São Paulo anunciou um robusto auxílio moradia para as vítimas do devastador incêndio...

Lição de Trump (por Cristovam Buarque)

Seis décadas se passaram desde que os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson orientaram os militares brasileiros a derrubar João Goulart,...