Ministério da Saúde aprova uso da Coronavac em crianças entre 3 e 5 anos

Publicado:

Nesta sexta-feira (15/7) foi aprovada a utilização do imunizante Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan, para crianças de 3 a 5 anos.

A pasta ??? após reunir-se com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações da Covid-19 (CTAI) ??? aprovou a inclusão do imunizante no Plano Nacional de Imunizações (PNI) para a faixa etária. A Coronavac passa a ser a primeira vacina contra a COVID-19 aprovada, no país, para essa faixa de idade.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha decidido essa semana, por unanimidade, aprovar a utilização do imunizante na faixa etária, mas a imunização só poderia começar após o aval do Ministério e a inclusão da vacina no PNI.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que recomenda aos estados a ampliação da vacinação para essa faixas, porém, alerta que a imunização deve ser realizada com os estoques ainda disponíveis nos municípios enquanto o ministério negocia a compra de novas doses.

Para o médico Ricardo Gurgel, pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que chegou a ser nomeado para o PNI, mas não chegou a assumir, “esta é uma ótima notícia, é uma luta que a SBP vinha fazendo junto aos órgãos governamentais”.

Segundo ele, agora uma parcela importante da população, as crianças de três a cinco anos, poderá ser protegida por um imunizante de eficácia comprovada. Gurgel ressaltou que é necessário vacinar essas crianças o mais rápido possível e assim garantir uma proteção mais ampla contra a doença.

Segundo a nota do ministério, a decisão será formalizada em nota técnica aos Estados, assim como o cronograma de entrega de doses adicionais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tio de Michelle Bolsonaro é preso no DF por pornografia infantil

Na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, um caso chocante veio à tona no Distrito Federal. Gilberto Firmo Ferreira, tio da ex-primeira-dama Michelle...

Polícia Civil recupera oito veículos roubados e prendem suspeitos

Em uma ação decisiva da Polícia Civil, oito veículos com registro de roubo e sinais adulterados foram recuperados em Itamaraju, no extremo-sul da...

Superbahia 2025 reúne 200 empresas e deve gerar R$ 650 mi em negócios

COMÉRCIO A maior feira de varejo de alimentos do Norte-Nordeste acontece de quarta a sexta Por Fábio Bittencourt 02/08/2025 - 5:44 h A feira promete atrair um...