Nova pesquisa esvazia esperanças de Jerônimo e Roma com o Dois de Julho

Publicado:

A nova pesquisa do Instituto Paraná sobre a sucessão estadual esvaziou a esperança que os dois principais adversários do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) depositavam na presença de padrinhos políticos durante o Dois de Julho para impulsioná-los na corrida pelo governo da Bahia. Divulgado ontem pelo site Bahia Notícias, o levantamento teve coleta de dados em meio à intensa cobertura sobre a Festa da Independência, quando o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcaram em Salvador para tentar impulsionar os pré-candidatos do seus partidos, respectivamente, o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues e o ex-ministro da Cidadania João Roma.

Avesso do avesso
Em vez de saltarem no páreo, como esperavam, Jerônimo e Roma oscilaram negativamente em relação à sondagem de abril. O primeiro foi de 16,1% para 15,8%. O segundo, de 10,1% para 9,1%. Em contrapartida, Neto subiu de 55,4% para 58%, no limite margem de erro de 2,5 pontos percentuais (leia mais na página ao lado).

Azia e má-digestão
Ao usar o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), como cortina de fumaça para tentar diluir as acusações que o tornaram réu por improbidade administrativa e crime de falsidade ideológica, o vereador licenciado Henrique Carballal (PDT) acabou gerando insatisfações entre integrantes do Ministério Público do Estado (MP). Após a Justiça acatar anteontem uma denúncia apresentada contra ele pelo MP, Carballal sequer teve preocupação em apresentar a própria defesa. Preferiu ontem afirmar que o cerco é fruto de perseguição do prefeito, sem explicar a origem da suspeita. Na Promotoria, a fala foi vista como crítica indireta de que o órgão agiu politicamente.

Me dá um dinheiro, aí!
A indigestão no MP com o discurso de Carballal diante do revés jurídico, segundo apurou a Satélite, levou promotores que atuam na área de moralidade administrativa a ressuscitarem antigos esqueletos do vereador guardados no armário. Um deles diz respeito a uma ação civil pública movida em 2013, na qual Carballal é acusado de obrigar assessores parlamentares a repassar parte dos salários para financiar campanha, pratica conhecida como ???rachadinha???, e de nomear funcionários fantasmas em seu gabinete na Câmara Municipal.   

Fila de chegada
O comando da pré-campanha da União Brasil ao Palácio de Ondina preveem o desembarque de pelo menos 20 prefeitos no palanque da oposição nas próximas duas semana. O movimento ocorre no rastro da quebra de promessas do governo Rui Costa (PT) quanto à liberação de convênios com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), revelada pela coluna na última edição. O primeiro a arrombar a cerca foi o de Canavieiras, Dr. Almeida (Pros), que anunciou ontem apoio a ACM Neto.

Chega mais…
O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), fechou acordo com o presidente do PDT baiano, deputado  Félix Mendonça Jr, e vai anunciar hoje a filiação á sigla. Antes, o PDT havia atraído o secretário de Infraestrutura da cidade, Gustavo David. 

Ninguém é capaz de segurar a força da cultura. Viva a arte, a liberdade de expressão e a democracia. Todos nós estamos de parabéns por essa importante vitória!
Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos e diretor de teatro, ao festejar a derrubada dos vetos às leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lutador suspeito de morte de empresário é réu por desvio de R$ 200 mil

Na trama sombria que cercou a morte do empresário Adalberto Júnior, um personagem central emerge: Leandro Thallis Pinheiro, um segurança e lutador de...

Tragédia em lixão completa 1 mês com rio ainda completamente poluído

No dia 18 de junho, uma montanha de resíduos desabou no lixão Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), provocando uma tragédia ambiental que...

“Maníaco do Del Lago” aterrorizou região do DF com dezenas de roubos

Na manhã de sexta-feira, 18 de julho, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu um importante passo para restaurar a segurança da...