Pesquisa aponta ligação entre Alzheimer e problemas intestinais

Publicado:

O desenvolvimento do Alzheimer está ligado a problemas intestinais, segundo pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália. O estudo analisou dados genéticos de cerca de 400 mil pessoas com as duas condições, e foi publicado na revista científica Communications Biology nesta segunda-feira (18).

 

Conforme o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, os cientistas explicam que os pacientes com as duas doenças têm genes em comum, o que pode auxiliar a identificar as condições de forma precoce e desenvolver novos medicamentos para evitar que se desenvolvam. Os especialistas compreendem que o colesterol alto como um dos fatores de risco de ambas doenças. 

 

O autor do estudo, Emmanuel Adewuyi, informou em comunicado que o acúmulo do lipídio no órgão pode estar relacionado com a queda cognitiva. “Há evidências de que o colesterol alto pode ser transferido para o sistema nervoso central, resultando em metabolismo anormal do colesterol no cérebro”, explicou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sarampo: governo intensifica vacinação no Tocantins e Maranhão

Com a confirmação de 11 casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o governo intensificou as ações de vacinação no estado. Cidades maranhenses como Balsas e Imperatriz também receberão equipes de saúde para reforçar a imunização da população e conter a propagação da doença

Piso da enfermagem: estados e municípios partilham mais de R$ 808 milhões, em julho

No geral, o maior valor foi destinado a Minas Gerais, que conta, no total, com mais de R$ 116 milhões

Credenciamento no Farmácia Popular encerra nesta quinta-feira (31)

A renovação é gratuita e obrigatória para que farmácias continuem oferecendo medicamentos subsidiados à população