Prado: MPF pede anulação de reintegração de posse em área de Pataxós

Publicado:

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia pediu à Justiça o veto à ação de reintegração de posse que pede a retirada de indígenas de uma área em Prado, no Extremo Sul.  O terreno – de cerca de 20 hectares e que está em disputa – fica na Terra Indígena (TI) Comexatibá, da tribo Pataxó, cuja demarcação segue em curso.  

 

A manifestação do MPF pretende suspender a sentença da 1ª Vara Federal de Teixeira de Freitas, na mesma região, a qual julgou procedente o pedido de reintegração de posse. Para o MPF, o direito à posse dos indígenas está documentado nos autos.

 

Em parecer dirigido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o MPF disse que a ocupação indígena é reconhecida pelo Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) da TI Comexatibá, entregue à Fundação Nacional do Índio (Funai) em 2007 e aprovado pelo órgão em 2015. Ainda segundo o parecer, a posse do terreno contestado pelos particulares não foi comprovada no processo.

 

O órgão diz que os reclamantes se basearam apenas na existência de títulos outorgados pelo estado da Bahia, entre os anos de 1970 e 1980. O MPF declarou que a TI Comexatibá, por sua vez, já foi identificada e delimitada, “restando pendente apenas sua declaração pelo Ministério da Justiça e homologação pela Presidência da República”, diz trecho da nota do MPF que acrescentou que a questão já passou pelo Supremo Tribunal Federal (STF).  

 

O parecer também pediu que, mesmo sem a demarcação ter sido concluída, é garantido o direito dos indígenas sobre a área. “O direito dos povos originários está expresso no artigo n° 231 da Constituição Federal, que “reconhece aos índios os direitos às suas terras, impondo à União o ônus de demarcá-las”, explica. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acusado de matar mãe e filha na BR-030 vai a júri popular em Guanambi

Na manhã desta quinta-feira, 24, o Fórum de Guanambi se tornará o cenário de um dos julgamentos mais esperados da região: o júri...

Mãe agride homem e impede abuso sexual de menina de 11 anos no sudoeste baiano; entenda

Em um ato heroico de proteção, uma mãe não hesitou em enfrentar um homem de 45 anos, que tentava abusar de sua filha...

Grupo Mateus reúne 800 baianos em feirão de empregos em Salvador

Recentemente, o Grupo Mateus, uma gigante do varejo alimentar no Norte e Nordeste, realizou um evento marcante em Salvador: o Feirão de Oportunidades....