Procuradores de Salvador lançam e-book sobre nova Lei de Licitações

Publicado:

Procuradores do Município de Salvador lançaram um livro para orientar gestores na aplicação da nova Lei de Licitações e Contratos. O texto, escrito pelos procuradores do Município  Catarina Velloso, Eduardo Teles, Fabiana Duarte e Luciana Borba, apresenta experiências bem-sucedidas de adequação de órgãos públicos à nova Lei de Licitações e Contratos.

 

A obra destinada a auxiliar na adaptação da máquina administrativa, sobretudo a municipal, foi produzida em conjunto pelos procuradores do município de Salvador. A nova lei terá aplicação obrigatória a partir de 1º de abril de 2023.

 

O e-book Orientações para a Implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Adequação do Aparato Administrativo à L3i Federal nº 14.133/2021 está disponível gratuitamente no link https://abre.ai/eIxM, disponível nos portais da Procuradoria Geral do Município de Salvador (PGM) e da Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS), que apoiam a publicação. 

 

Em 85 páginas, o livro apresenta experiências extraídas de entes federativos que já avançaram na transição ao novo regime legal. A publicação pretende ser um instrumento eficaz para auxiliar a adaptação da máquina administrativa, sobretudo a municipal na migração ao que estabelece a nova legislação. 

 

A partir de 1º de abril de 2023, a norma anteriormente vigente não poderá mais ser utilizada para fundamentar procedimentos de licitação e contratos no âmbito dos entes federados. O livro ainda pontua os principais dispositivos da lei que dependerão de regulamentação pelo Poder Executivo, e algumas dificuldades que os gestores enfrentarão na adaptação e aplicação do novo diploma legal, destacando os pontos que já foram discutidos pela doutrina e as posições que vêm sendo adotadas, além das decisões que já foram publicadas, cientes de que determinados aspectos da lei terão de ser enfrentados ao longo da sua aplicação.

 

O trabalho aborda cinco principais temas de destaque na NLLC: Comissão intersetorial e multidisciplinar de transição normativa e a implantação do projeto-piloto de licitação; Regulamentação dos dispositivos da Nova Lei de Licitações e Contratos; Agentes Públicos na NLLC, o Princípio da Segregação de Funções e a Figura do Agente de Contratação; Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP; Aspectos Relevantes trazidos pela NLLC. 

 

A nova Lei trouxe inovações que, em alguma medida, rompem com a lógica isolacionista da Lei Federal nº 8.666/1993. Apesar dos grandes desafios, os entes federados terão que enfrentá-los o quanto antes, diante da proximidade do prazo final para aplicação obrigatória da NLLC, regulamentando os pontos necessários e capacitando seus servidores.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa...

Entendendo a Previdência: O que é seguridade social?

O modelo de Seguridade do Social do Brasil está descrito no art. 194 da Constituição Federal que a define como: “um conjunto integrado de...