Produtividade na indústria cai há um ano e meio, afirma CNI

Publicado:

A produtividade na indústria brasileira caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com o último trimestre de 2021, apontou nesta sexta, 22, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Assim, a produtividade no setor recuou pelo sexto semestre consecutivo, ou por um ano e meio, com perda de 10% desde o terceiro trimestre de 2020, o último a registrar alta. O dado é medido pelo volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção. Na mesma base de comparação, as horas trabalhadas cresceram 2,2% acima do aumento registrado pelo volume produzido, de 0,8%.

???As economias ainda se recuperam dos efeitos da Covid-19 e agora sofrem os impactos da Guerra da Ucrânia. No Brasil, a falta ou o alto custo da matéria-prima se tornou uma das maiores dificuldades da indústria desde o segundo trimestre de 2020, diante dos efeitos da pandemia. O início do conflito entre Rússia e Ucrânia intensificou os problemas das cadeias de suprimento, elevando as incertezas???, explica Samantha Cunha, gerente de política industrial da CNI. A guerra acentuou as dificuldades em conseguir insumos e matérias-primas, além do aumento dos preços e as dificuldades logísticas, como indisponibilidade de navios, contêineres e aumento do preço dos fretes. No estudo,  a CNI avalia que a produtividade deve voltar aos níveis anteriores quando a pandemia e o conflito acabarem.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que são minerais críticos e por que o governo Trump está de olho nas reservas do Brasil?

Os minerais críticos, como nióbio, lítio e terras raras, têm se tornado protagonistas na revolução tecnológica e na transição energética. Esses elementos são...

Governo Lula avalia medidas para proteger empregos frente a tarifas dos EUA

Em um momento crítico para a economia brasileira, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está elaborando um conjunto de medidas destinadas...

Efeito Sydney Sweeney: campanha com atriz impulsiona ações de marca de jeans

O fenômeno de marketing em torno da atriz Sydney Sweeney alcançou novos patamares ao estrelar a nova campanha de outono da American Eagle....