Rússia avança no Donbass e está a uma província de conquistar seus objetivos

Publicado:

A Rússia está a uma região de conquistar a região de Donbass. O exercito de Vladimir Putin passou a controlar no final de semana a região de Luhansk e agora avança para as cidades de Sloviansk e Bakhmut, na província de Donetsk, último redutlto ucraniano no Donbass. Fortes bombardeios foram registrados por lá nesta segunda-feira, 4, informou o governador Serhii Haidai. ???O objetivo número um russo é a região de Donetsk???, afirmou. O Ministério da Defesa do Reino Unido, que monitora o conflito, também disse em seu relatório diário que o foco russo agora é a captura de Donetsk. O cenário já era esperado pela Ucrânia após Moscou obter o controle da província vizinha.

Em um discurso no domingo à noite, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tentou manter as aparências e citou outras frentes de batalha na região de Kharkiv (nordeste) ou Kherson (sul), onde afirmou que o país conseguiu progressos. ???Chegará o dia em que falaremos o mesmo sobre o Donbass???, declarou Zelenski. As autoridades ucranianas pediram à população que abandone esta região. A linha de frente fica a poucos quilômetros de Sloviansk.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que à sua tropa que prossigam com a ofensiva no leste da Ucrânia, após a conquista de toda a região de Lugansk. As forças russas ???devem executar suas missões de acordo com os planos previamente aprovados???, declarou Putin, durante uma reunião com o ministro da Defesa, Serguei Shoigu. ???Espero que tudo corra bem como aconteceu em Lugansk até agora???, acrescentou. O chefe de Estado da Rússia disse que as tropas que integraram a campanha em Lugansk devem ???descansar e recuperar suas capacidades de combate???.

Rússia avança para donetsk (1)

Soldados ucranianos posicionados para lutar pela região de Donetsk, próximo alvo das tropas russas ???Anatolii STEPANOV / AFP

Depois de desistir, em março, do objetivo inicial de capturar a capital Kiev após a grande resistência ucraniana, a Rússia concentrou seus esforços em conquistar o controle total de Donetsk e Lugansk, regiões que foram o Donbass e que foram a porta de entrada para a guerra que já chega ao seu quinto mês. Dias antes de invadir a Ucrânia, Putin concedeu independência as duas regiões e notificou que ambas não pertenciam mais a Ucrânia, além de dizer que o objetivo da ???operação militar??? ??? forma como os russos chamam a guerra ??? era libertar Donbass das mãos de nazistas.

A intensificação dos ataques vem ao mesmo tempo em que está sendo realizado na Suíça uma conferência internacional para traçar um roteiro para a reconstrução da Ucrânia ??? o evento estava marcado desde antes ds Rússia invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro. Os participantes vão falar sobre as bases do ???Plano Marshall???, apesar da impossibilidade de vislumbrar o fim da guerra e dos cálculos para a reconstrução do país que oscilam de dezenas e centenas de bilhões de dólares.

Robert Mardini, diretor geral do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, disse que embora a verdadeira reconstrução tenha que esperar até o fim dos combates, é vital dar ???uma perspectiva positiva aos civis???. A ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, apresentará um grande plano para ajudar a Ucrânia a longo prazo, com a participação na reconstrução do país assim que a guerra com a Rússia terminar. Por sua vez, o Comitê Olímpico Internacional triplicará sua ajuda financeira direta aos atletas ucranianos visando os Jogos de Paris de 2024 e depois os Jogos de Inverno de 2026, anunciou o presidente do COI, Thomas Bach.

Invasão da Rússia à Ucrânia

*Com informações da APF

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gerente de parque francês é acusado de discriminação por negar entrada a 150 menores israelenses

Um gerente de um parque de diversões em Porte-Puymorens, na França, está em meio a uma polêmica. Ele foi acusado de discriminação após...

Índia suspende serviços postais aos EUA

O Departamento dos Correios da Índia anunciou que, a partir de 25 de agosto, a maioria das remessas postais para os EUA estará...

Israel faz novos ataques em Gaza e mata 25 pessoas, enquanto anúncio de fome aumenta pressão

Um novo ataque israelense em Gaza deixou ao menos 25 mortos neste sábado (23). Segundo hospitais locais, entre as vítimas estão palestinos que...