Sem Cidadania, executiva do PSDB indica Izalci para comandar federação

Publicado:

A maioria da executiva nacional do PSDB indicou, nesta quarta-feira (13/7), o senador tucano Izalci Lucas para presidir a regional da federação partidária com o Cidadania no Distrito Federal. No total, 15 dos 19 integrantes do PSDB que compõem o colegiado referendaram o pedido.

No documento, os representantes do PSDB, que integram a executiva nacional da federação, chancelam a escolha do congressista, o que favoreceria os planos do tucano de disputar o Palácio do Buriti em outubro deste ano.

Nenhum integrante do partido aliado assinou o documento. Na prática, portanto, os tucanos destituíram a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) do comando local da federação. Pelo estatuto, a maioria é dela.

Em nota emitida ao Metrópoles, o comando nacional da federação explica que, na próxima sexta-feira (15/7), uma reunião será realizada para decidir ???os rumos da aliança local???.

Os tucanos também afirmam que, mesmo sem o consenso no próximo encontro, conforme sublinham no texto, Izalci seguirá como o nome do grupo para disputar o governo do DF.  ???Independentemente de haver ou não um acordo na reunião local de sexta-feira???.

Aliança do PSDB com Cidadania cria rusga entre Izalci e Paula Belmonte

Entenda o caso Diferentemente do que ocorre no cenário nacional, a federação PSDB-Cidadania em Brasília tem resultado em faíscas causadas pelas diferenças entre Paula Belmonte e Izalci Lucas, cada um deles presidentes regionais do Cidadania e PSDB, respectivamente.

Izalci costura o comando da federação para que, com isso, tenha chancelado o nome para a disputa ao Palácio do Buriti. Nas eleições passadas, Izalci abriu mão do projeto pelo nome do então aliado, Alberto Fraga, que saiu derrotado.

Paula Belmonte, por outro lado, argumenta que o tucano não conseguiu alinhavar alianças partidárias e que não poderia ser candidato de si próprio. A parlamentar negocia três cenários: apoiar a candidatura de José Antônio Reguffe ao GDF, concorrer ao Senado Federal ou sair ela própria na disputa ao governo local.

Cidadania reage e provoca Izalci a apresentar alianças do PSDB no DF

O post Sem Cidadania, executiva do PSDB indica Izalci para comandar federação apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo se reúne na frente de condomínio de Bolsonaro para pedir anistia

Na manhã de um domingo ensolarado, cinco apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram em frente ao Condomínio Solar de Brasília, localizado no...

Líderes europeus pedem “pressão” sobre a Rússia para encerrar guerra

Recentemente, seis líderes europeus, junto à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enviaram uma mensagem clara: “O caminho para a paz...

PGR recusa ação de Erika Hilton contra feminista que a chamou de homem

A controversa disputa entre a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e a influenciadora feminista Isabella Cêpa ganhou novos contornos. O procurador-geral da República,...