O novo premiê britânico vai ser anunciado no dia 5 de setembro, informou o Partido Conservador. ???Temos que garantir que haja um tempo decente antes que o resultado seja anunciado em 5 de setembro???, disse Graham Brady, presidente do comitê que se reuniu nesta segunda-feira, 11, para eleger seu executivo e definir o calendário para escolher o primeiro-ministro que vai substituir Boris Johnson, que renunciou após escândalos no seu governo. Enquanto um novo nome não é escolhido, Johnson continua no cargo. Até o momento, 11 candidatos já apresentaram sua candidatura e não há um favorito.
Os nomes para assumir como premiê são: Sajid Javid, ex-ministros da Saúde, Jeremy Hunt, ministro das Relações Exteriores, Penny Mordaunt, secretária de Estado do Comércio Internacional, Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, ministro britânico das Finanças, Grant Shapps o ministro dos Transportes, Tom Tugendhat, presidente do Comitê de Relações Exteriores, Suella Braverman, representante do governo e consultora jurídica, Kemi Badenoch, ex-secretária de Estado, e Liz Truss, ministra das Relações Exteriores. Priti Patel, ministra do Interior, deve anunciar ao longo do dia sua candidatura para suceder-lhe na liderança do Partido Conservador ??? com maioria na Câmara dos Comuns ??? e, portanto, em Downing Street.
Nesta segunda, Johnson declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos que aspiram a substituí-lo na liderança do Partido Conservador. ???Eu não gostaria de prejudicar as chances de ninguém oferecendo meu apoio???, disse Johnson em sua primeira aparição pública desde que renunciou. Depois de passar o fim de semana em Chequers, residência de campo dos primeiros-ministros, Johnson assegurou estar ???determinado a continuar com o mandato que nos foi confiado??? e que o próximo chefe de Governo terá ???um programa muito bom???. ???Mas meu trabalho é, acima de tudo, supervisionar os procedimentos nas próximas semanas???, acrescentou.
Comentários Facebook