TRE-RS decide que uso da bandeira do Brasil não é manifestação ideológica

Publicado:

O uso da bandeira do Brasil não configura manifestação governamental, ideológica ou partidária e seu uso em campanha não liga o candidato à administração. Foi o que decidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), em sessão realizada na última sexta-feira (15/7)

A posição do Tribunal ocorreu após decisão da juíza Ana Lúcia Todeschini, titular do cartório eleitoral de Santo Antônio das Missões e Garruchos, no interior gaúcho, que indicou que  “a bandeira nacional é utilizada por diversas pessoas como sendo de um lado da política”. Isto faria com que o uso da flâmula, a partir deste sábado (16/7), configurasse propaganda eleitoral.

Na prática, a decisão proibiria que as bandeiras fossem afixadas em determinados locais, podendo ser usada apenas com alguém segurando, durante o período eleitoral.
O Presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “proibir o uso da bandeira do Brasil sob justificativa eleitoral” é um absurdo.

“Não tenho culpa se resgatamos os valores e símbolos nacionais que a esquerda abandonou para dar lugar a bandeiras vermelhas, internacional socialista e pauta como aborto e liberação de drogas”, afirmou o líder do Executivo.

Opositores do presidente, como o músico Tico Santa Cruz, dizem que a bandeira é da nação e que, para evitar que grupos se apropriem dela, deve ser usada por todos os brasileiros.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher apontada como novo amor de Carlinhos Maia se pronuncia na web

Na noite desta segunda-feira (28), Eduarda Luvinesck, a influenciadora digital citada como o novo amor de Carlinhos Maia, decidiu se pronunciar através das...

Fome nunca mais

O Brasil finalmente se desvencilhou do temido "Mapa da Fome", cumprindo uma promessa essencial do governo Lula. Essa conquista é não apenas um...

Celulares serão vendidos por R$ 160 em Leilão da Receita em Salvador

Prepare-se para uma oportunidade imperdível! No dia 31 de julho, em Salvador, a Receita Federal realizará um leilão eletrônico repleto de produtos apreendidos...