TSE rebate Defesa e diz que não ignorou propostas da pasta

Publicado:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rebateu, em nota, o Ministério da Defesa e garantiu que as três propostas da pasta para o aprimoramento das eleições foram analisadas, mas que algumas não atendem a legislação eleitoral em vigor e outras já existem.

Segundo o TSE, a quantidade de urnas que serão avaliadas no teste de integridade, que ocorre no dia da eleição, foi multiplicado por seis durante este ano.

Além disso, a Justiça Eleitoral reafirmou que o código-fonte foi disponibilizado pelo Tribunal durante o Ciclo de Transparência das Eleições, que teve início um ano antes do pleito, em 4 de outubro de 2021.

O código permite a fiscalização das entidades habilitadas para esse fim, e que inclui as Forças Armadas.

Embates Em meio aos atritos entre o governo federal e o TSE sobre o papel das Forças Armadas nas eleições, o Ministério da Defesa sugeriu a realização de votação paralela em cédulas de papel no dia do pleito, como forma de testar a integridade das urnas.

Além da sugestão de votação paralela, apresentou outras três ???recomendações essenciais??? dos militares para o pleito de 2022.

A primeira é para realização do teste de integridade nas urnas nas mesmas condições do momento da votação, ???na própria seção eleitoral, com uma urna teste com a mesma carga da urna da seção eleitoral???.

O Ministério também orientou a realização de teste público de segurança nas urnas do modelo 2020, além da recomendação de fiscalização e ???auditoria independente???.

Para a pasta, não existe ???viés político??? nas recomendações das Forças Armadas ao TSE.

O post TSE rebate Defesa e diz que não ignorou propostas da pasta apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo: substância dos “cogumelos mágicos” pode atrasar envelhecimento

Um estudo inovador da Universidade Emory, nos Estados Unidos, traz à luz evidências promissoras sobre os efeitos da psilocina, um composto psicodélico presente...

Post da Nasa faz crescer interesse em região de Caldas Novas. Entenda

No dia 16 de junho, um post surpreendente da Nasa nas redes sociais acendeu a curiosidade de brasileiros e estrangeiros sobre a Serra...

Criticado por Zema, Eduardo reage: “Turminha da elite financeira”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não deixou por menos e respondeu com ironia às afirmações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema...