Alemanha acusa Rússia de bloquear entrega de turbina que forneceria gás à Europa

Publicado:

S??O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O premiê da Alemanha, Olaf Scholz, acusou a Rússia de bloquear a entrega de uma turbina apontada por Moscou como um dos entraves que levou à diminuição do fornecimento de gás para a Europa por meio do gasoduto Nord Stream 1.

Protagonista de mais uma crise diplomática, a estrutura de 12 metros de altura e 20 toneladas estava no Canadá para manutenção, mas demorou a retornar para a Rússia devido a barreiras criadas por sanções econômicas, argumentava a Gazprom, gigante estatal russa de energia.

A Alemanha agiu e, agora, a turbina está no país, na fábrica da Siemens Energy, na Renânia do Norte-Vestfália. Scholz publicou fotos ao lado da estrutura nesta quarta (3), quando despendeu as críticas ao governo de Vladimir Putin.

“A turbina funciona”, disse ele a jornalistas. “Não há nada de errado. ?? bem claro e simples: a turbina está aqui e pode ser entregue, mas alguém [a Rússia] precisa dizer ‘quero tê-la'”, seguiu.

Depois, no Twitter, o primeiro-ministro insistiu que não há razões técnicas para a redução no fornecimento de gás natural, que acendeu o alerta vermelho e fez com que a União Europeia (UE) adotasse metas de racionamento.

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que a Gazprom aguarda documentos necessários para a devolução da turbina, mas não detalhou quais seriam. O destino final da estrutura é a estação de Portovaia, da Gazprom, na cidade de Viborg.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do México condena assassinato de prefeito de Uruapan e promete ação contra impunidade

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou sua indignação neste domingo (2) após o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo. Ele foi...

Cruz Vermelha entrega a Israel corpos de três reféns mortos pelo Hamas

Neste domingo, a Cruz Vermelha entregou a Israel os restos mortais de três reféns sequestrados pelo Hamas durante os ataques de...

Bélgica investiga segundo drone suspeito de origem russa que sobrevoou base sensível da OTAN

As autoridades da Bélgica iniciaram uma investigação após detectar um segundo drone suspeito de origem russa sobrevoando a Base Aérea de Kleine Brogel,...