A um mês do 7 de Setembro, militares e STF acertam ponteiros

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A menos de um mês do 7 de Setembro, vai bem, obrigado, a relação entre militares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao contrário de Jair Bolsonaro, que segue tentando pôr o tribunal como seu antagonista, os canais de diálogo entre fardados e togados têm fluído.

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, tem ouvido em conversas privadas que os militares querem que o Bicentenário da Independência seja de celebração, e não de violência.

Fux, entretanto, não irá ao desfile militar, o primeiro após dois anos de pandemia, por entender que precisará coordenar a segurança do tribunal, tal qual fez em 2021.

Sobre as eleições de outubro, os militares têm dito a outros ministros que respeitarão os resultados que vierem das urnas, e que estão com boas expectativas para o fim do mandato de Edson Fachin como presidente e o começo do período de Alexandre de Moraes à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foi com Fachin e as tentativas do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, de atacar as urnas e cumprir as ordens de Bolsonaro, que a relação entre TSE e parte dos generais chegou ao pior nível.

Em que pesem os ataques de Bolsonaro ao ministro, Alexandre é visto como um ???homem cordial e do diálogo???, nas palavras de um general quatro estrelas da ativa.

Com Rosa Weber, que assume o STF logo após o feriado da Independência, a expectativa da maior parte do generalato também é boa. Segundo este mesmo general, a ministra é ???equilibrada???.

Já Weber segue fiel ao seu estilo reservado e não tem revelado suas opiniões sobre a perene crise institucional fomentada por Bolsonaro ??? postura que também agrada os milicos.

O post A um mês do 7 de Setembro, militares e STF acertam ponteiros apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com larga vantagem, Capitão Alden foi o campeão de produtividade da bancada baiana em 2025; confira o ranking

Em 2025, a bancada baiana registrou produtividade histórica, com mais de seis mil proposições apresentadas por 39 deputados. Capitão Alden (PL) foi o...

Veja imagens de Geddel após ser agredido; vídeo

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) foi vítima de agressão durante uma festa de Réveillon no condomínio de luxo Interlagos, em Camaçari, Bahia....

Juiz suspende CPF e CNH de ex-deputado Marcell Moraes após acusação de agressão na Festa do Bonfim

Meta descrição: Justiça da capital baiana suspende o CPF e a CNH do ex-deputado cassado Marcell Moraes, em ação por calúnia, injúria e...