Influenciada pela gasolina, inflação tem queda de 0,68% em julho

Publicado:

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, apresentou uma queda de 0,68% em julho, ante 0,67% em junho. Essa é a menor taxa registrada desde o início da série histórica, em janeiro de 1980. A última vez que houve deflação, ou seja, queda de preços, foi há dois anos.

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (9/8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, o IPCA acumula alta de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%, abaixo dos 11,89% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2021, a variação havia sido de 0,96%.

A deflação em julho é explicada principalmente pelo recuo dos preços dos combustíveis e energia. As variações negativas destes itens refletem a queda nos preços praticados nas refinarias da Petrobras e também a redução das alíquotas de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicada a partir da Lei Complementar 194, de 2022, sancionada no final de junho.

A diminuição dos impostos, em ano eleitoral, foi uma estratégia adotada pelo governo e pelo Congresso. No entanto, apesar de segurarem a inflação em 2022, essas medidas pressionam os preços para 2023, conforme alertam diversos economistas.

O post Influenciada pela gasolina, inflação tem queda de 0,68% em julho apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BetBoom cadastro: como abrir sua conta na casa

Fazer seu BetBoom cadastro é o primeiro passo para aproveitar uma experiência de apostas completa. Com uma boa variedade de esportes, suporte de...

Fafá de Belém se manifesta sobre investigação do Ministério Público

Nesta terça-feira, Fafá de Belém se manifestou acerca das investigações do Ministério Público do Pará sobre possíveis irregularidades no uso de mais de...

Portugal x Hungria: bet365 tem odd de 2.0 para gol de CR7

Portugal e Hungria se enfrentam nesta terça-feira (14/10), às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio José Alvalade, em Lisboa. O duelo faz parte...