Pesquisa indica que Lula lidera entre moradores de favelas

Publicado:

Pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (9/8) revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), possui 38% de intenção de voto entre moradores de favelas no Brasil, o maior percentual entre os candidatos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta sua reeleição ao Planalto, aparece com sete pontos percentuais a menos do que Lula, com 31%.

Em contrapartida, Bolsonaro lidera a rejeição entre a população brasileira que vive em favelas. Mais de 45% dos entrevistados afirmaram que não votariam ???de jeito nenhum??? no atual chefe do Executivo nacional e 36,15% avaliaram seu governo como ???péssimo??? contra 17,25% como ???regular??? e 15,3%, ???ótimo???. Lula vem logo atrás no índice, com 32,09% de rejeição.

Os dados são resultados de uma pesquisa estimulada, isto é, quando são dadas alternativas para que o entrevistado escolha. De acordo com o levantamento, feito em parceria pelo G10 Favelas com o instituto Favela Diz, foram ouvidos, por telefone, dois mil moradores de dezenas de comunidades do país entre 28/7 e 4/8. A pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou para menos e 95% de confiabilidade.

Candidato do PDT, Ciro Gomes é o terceiro nome na lista dos entrevistados, alcançando cerca de 7% da intenção de voto. Além disso, 13,7% afirmaram ???não saber??? em quem irão votar e 6,2% disseram que votarão nulo ou branco. Simone Tebet (MDB) e os demais candidatos não chegaram sequer a 2% na pesquisa estimulada.

Pesquisa espontânea

Já em pesquisa de intenção de voto espontânea, ou seja, quando não são apresentadas opções ao entrevistado, 36,35% citaram Lula (PT); 29,05%, Bolsonaro (PL); e 4,1%, Ciro Gomes (PDT). Os demais presidenciáveis não pontuaram e cerca de 24% das pessoas não souberam responder.

Vale destacar que a pesquisa considerou três nomes ??? André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Luciano Bivar (União Brasil) ??? que não irão mais concorrer nas eleições presidenciais em outubro deste ano. Vera Lúcia (PSTU), Eymael (Democracia Cristã), Felipe D’Ávila (Novo) e Leonardo Péricles (UP) também figuravam na pesquisa.

Segundo turno

Em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, 43,70% disseram que votariam no primeiro candidato, contra 30,70% de intenção de voto no atual presidente. Além disso, quase 15% dos entrevistados não opinaram ou declararam não saber.

De acordo com a pesquisa, em um segundo turno, o petista sairia vitorioso contra qualquer outro candidato ao Planalto. Já Bolsonaro venceria apenas Tebet, com cerca de 35% dos votos contra apenas 28,95% da emedebista.

Quando questionados se ainda há dúvidas em relação ao voto, 71,95% dos moradores de favelas que participaram do questionário afirmaram que já estão decididos. Porém, aproximadamente 15% disseram que ainda podem mudar sua decisão e 12,45% declararam não saber.

O ex-presidente Lula ainda aparece como o candidato mais provável de receber os votos de moradores de favelas no Brasil (20,51%). E Ciro Gomes (15,71%) e Bolsonaro (11,86%) aparecem logo em seguida para os entrevistados.

Segundo uma pesquisa de 2021 feita pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela e a Centra ??nica das Favelas (Cufa), mais de 17 milhões de brasileiros vivem em favelas, representando 8% de toda a população do Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM compra quadro de artista que fez escultura de Bolsonaro com cartuchos

A recente compra de duas obras pelo comando da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) trouxe à tona debates sobre o uso de...

Duas regiões do DF ficam sem energia nesta segunda-feira (20/10). Veja

Nesta segunda-feira, 20 de outubro, os moradores de Sobradinho e Arapoanga enfrentarão interrupções no fornecimento de energia. A Neoenergia Brasília realizará serviços de...

Farra do INSS: entidade usou biometria até da Uber para novos filiados

Uma das associações investigadas em um esquema de fraudes contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizou validação biométrica de empresas...