Realizado em Lauro de Freitas, Brasileiro de Ginástica Artística é aberto oficialmente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Está oficialmente aberto o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (10), na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. Com uma estrutura provisória instalada especificamente para o evento, atletas, treinadores e dirigentes estiveram presentes no local. 

 

Os medalhistas olímpicos Arthur Zanetti e Rebeca Andrade fizeram, junto com os demais ginastas, o último treinamento para as competições, que começam nesta quinta-feira (11), às 8h. Nome consagrado da modalidade, Flávia Saraiva também esteve presente. 

 

Rebeca Andrade realizou sessão de treinamento nesta quarta | Foto: Nuno Krause / Bahia Notícias

 

Para a presidente da Federação Baiana de Ginástica (FBG), Evelin Lobo, o evento é uma oportunidade de incentivar a prática da ginástica artística na Bahia, até então pouco valorizada. 

 

“?? uma etapa muito importante no calendário nacional, para que o público baiano, os gestores, possam visualizar essa modalidade. Os atletas olímpicos acabam sendo referência. Tanto para a comunidade do entorno, como para os atletas que fazem ginástica, já que é uma competição que fica só no eixo Sul-Sudeste. ?? a primeira vez que trazemos para o Nordeste. Temos 9 estados participantes e nenhum é do Nordeste”, pontuou, em entrevista ao Bahia Notícias. 

 

Presidente da FBG, Evelin Lobo destacou a importância do evento | Foto: Bruno Leite / Bahia Notícias

 

A Bahia tem um destaque maior, atualmente, na ginástica rítmica, e vem alavancando a ginástica aeróbica. Por precisar de maior estrutura, porém, a ginástica artística ainda sofre com as dificuldades inerentes ao esporte amador. 

 

“Quando trazemos o evento, agregamos isso, para que eles conheçam a estrutura, para que, nesse intercâmbio, eles consigam consolidar uma parceria de investimento. Para que aqui na Bahia a gente consiga ter Rebecas, Caios, Flávias, etc”, destacou. 

 

Diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto pontuou que o Brasileiro de Ginástica traz não só uma inspiração para o surgimento de novos atletas, como também um lado social. 

 

“?? a primeira vez que trazemos para cá. ?? reforçar a ginástica local. Temos já a Casa da Ginástica da Bahia, que é uma inovação para 2022. O outro aspecto é a participação social. Fazemos questão de dar uma olhada em como está a iniciação. Aqui na Bahia, a iniciação vai bem, obrigado, porque normalmente são meninas dos clubes filiados à Federação, elas vêm em boa parte de bairros populares, periféricos. A ginástica é tida em alguns estados como esporte de elite, na Bahia não é”, afirmou. 

 

Vicente Neto reforçou papel social da ginástica | Foto: Bruno Leite / Bahia Notícias

 

As competições para a a categoria adulto acontecem nesta quinta, das 7h50 às 11h50, com as primeiras subdivisões masculina e feminina. As segundas subdivisões entram em cena a partir das 17h, com encerramento às 21h50. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória x Remo: Veja prováveis escalações, horário e onde assistir

Três dias após a derrota para o Bahia, no Barradão, o Vitória volta para casa para enfrentar...

Ruan Pablo pode perder mais de 20 jogos do Bahia; saiba tempo de recuperação

O atacante Ruan Pablo, joia do Bahia, deve ficar afastado por um longo período após exames na reapresentação do elenco diagnosticarem uma lesão...

Avião do Flamengo voa em círculos por São Paulo devido ao mau tempo

Resumo SEO: Flamengo inicia a temporada do Brasileirão 2026 em São Paulo, após um atraso causado pelo mau tempo. A delegação rubro-negra seguia...