Produção industrial baiana cresceu 11,9% em junho, aponta pesquisa

Publicado:

A produção industrial (transformação e extrativa mineral) baiana registrou aumento de 11,9% em junho ante mesmo mês do ano passado. O dado foi informado nesta terça-feira (9) e faz parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

 

A produção industrial do estado, no entanto, é menor quando se compara junho ao mês anterior, maio passado, que registrou 2,4% de alta. Em relação às áreas que influenciaram nos 11,9% de crescimento, o setor de derivados de petróleo foi o que mais contribuiu, com 53,8% do total alcançado. O fato é explicado pela maior fabricação de óleo diesel, óleo combustível e parafina.

 

Outros resultados positivos foram observados nos segmentos de celulose, papel e produtos de papel (10,4%), produtos químicos (4,4%), couro, artigos para viagem e calçados (4,6%), minerais não metálicos (0,6%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (6,4%).

 

BAIXAS

Na outra direção, as baixas da pesquisa ocorreram nos segmentos de metalurgia (-36,6%), produtos alimentícios (-10,4%), extrativa (-15,7%), produtos de borracha e de material plástico (-11,3%), bebidas (-7,1%) e veículos (-2,5%). A Seplan informou que o caso da maior baixa na metalurgia se deve à queda na produção de barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre e fios de cobre refinado ou de ligas de cobre.

 

ALTA DE JANEIRO A JUNHO

Ainda segundo a pesquisa, a produção industrial baiana no acumulado de janeiro a junho de 2022, ante igual período de 2021, registrou aumento de 9,4%. Cinco dos 12 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado. O destaque novamente foi para derivados de petróleo (56,2%).

 

Também influenciaram nos números o seguimento de couro, artigos para viagem e calçados (4,8%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (88,4%), minerais não metálicos (4,2%) e celulose, papel e produtos de papel (0,3%).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carro da prefeitura de Gandu roubado é recuperado pela polícia militar em Ipiaú

Nesta manhã de sexta-feira (10), a Polícia Militar apreendeu um Fiat Uno branco em Ipiaú, na região do médio Rio de Contas. O...

MP-BA recomenda exoneração imediata de companheira e tia do prefeito da Rio de Contas

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação ao prefeito de Rio de Contas, Célio Evangelista da Silva (PSD), para...

Governo da Bahia anuncia mais 69 contenções de encostas em Salvador por meio do Novo PAC

O Governo da Bahia revelou um novo conjunto de obras para estabilização de encostas em Salvador. Ao todo, foram anunciadas 18 novas obras,...