MEC segue lista tríplice e nomeia o economista Paulo Miguez para reitoria da UFBA

Publicado:

O Ministério da Educação (MEC) nomeou, nesta sexta-feira (12), o professor e economista Paulo Cezar Miguez de Oliveira para o cargo de reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O decreto que formaliza a passagem da cadeira foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

 

Atual vice-reitor da instituição, Miguez assume o posto na próxima segunda-feira (15) e deve conduzir a Reitoria pelos próximos quatro anos. A escolha dele aconteceu após uma consulta junto a comunidade universitária, onde obteve mais de 10 mil votos. Sob o crivo do Colégio Eleitoral, realizado em 1º de junho, os membros o referendaram como o primeiro colocado da lista tríplice agora respeitada pelo Executivo. 

 

Dono de uma extensa trajetória nos estudos socioeconômicos da cultura, de políticas culturais e nos estudos da festa, especialmente do carnaval, o professor é doutor em Comunicação pela própria UFBA e está lotado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC).

 

Antes de integrar o quadro da universidade, Miguez foi, no período de 2003 a 2005, Assessor Especial do Ministro Gilberto Gil e Secretário de Políticas Culturais do extinto Ministério da Cultura (MinC).

 

Pouco depois da passagem por Brasília, o pesquisador foi, entre 2006 e 2009, docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No ano de 2009, ele passa a integrar o Conselho Estadual de Cultura da Bahia, onde permaneceu até 2011.

 

Uma cerimônia de encerramento do mandato do atual reitor, o filósofo João Carlos Salles, será realizada no Salão Nobre da UFBA neste sábado (13), a partir das 10h. 

 

A cerimônia será fechada pelo ato “Uma Palavra Final”, o último discurso de Salles enquanto dirigente da Federal da Bahia. O pronunciamento tem o mesmo título da coletânia de discursos que será distribuida gratuitamente na oportunidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com mais de 17 mil alunos da educação especial, Salvador possui apenas 3,1% dos professores capacitados

Em Salvador, a situação da educação especial revela contrastes preocupantes. Em 2024, a cidade contava com 486.192 alunos matriculados na educação básica, dos...

Polícia civil investiga segundo homicídio em 48 horas em Dias D’Ávila

Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, vive momentos de tensão após o registro do segundo homicídio em menos de 48 horas. Na...

Governo da Bahia apresenta projetos do Novo PAC para Salvador com participação social

O Governo do Estado da Bahia revelou, nesta terça-feira (08), novos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados para Salvador e...