IPEC divulga pesquisas para os governos estaduais de SP, MG, RJ, PE, RS e DF; veja

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O IPEC divulgou, na noite desta segunda-feira (15), em parceria com a TV Globo, a primeira rodada de pesquisas para os governos estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O instituto também publicou números sobre a disputa presidencial nesses estados. Confira a seguir.

 

S??O PAULO

Para o governo de São Paulo, a disputa é liderada pelo ex-ministro Fernando Haddad (PT), com 29% das intenções de voto. Ele é seguido pelo também ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 12% da preferência. O atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), aparece apenas em terceiro, com 9%.

 

Altino Junior (PSTU), Carol Vigliar (UP), Vinícius Poit (Novo), Gabriel Colombo (PCB) e Elvis Cezar (PDT) registraram 2% da preferência, enquanto Edson Dorta (PCO) teve apenas 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 23%, enquanto 16% não souberam responder.

 

Ainda no maior estado do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 38% das intenções de voto na corrida presidencial. Em segundo lugar, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 28% da preferência dos paulistas. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem apenas 3%.

 

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 59 municípios paulistas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04035/2022.

 

MINAS GERAIS

Em Minas, o atual governador Romeu Zema (Novo) lidera o levantamento, com 40% da preferência dos entrevistados. Em segundo lugar, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparece com 22% das intenções de voto. Carlos Viana (PL), apoiado por Bolsonaro, tem apenas 5%.

 

Na corrida presidencial, os mineiros também preferem Lula. O petista tem 39% das intenções de voto em Minas Gerais, contra 26% de Bolsonaro. Em terceiro, Ciro tem 3% da preferência, seguido pela senadora Simone Tebet, com 2%.

 

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas nos dias 12 a 14 de agosto em 67 cidades mineiras. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG?02868/2022.

 

RIO DE JANEIRO

O atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL), lidera as intenções de voto em busca da reeleição. Ele tem 21% da preferência do eleitorado, contra 17% do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Rodrigo Neves (PDT) está em terceiro, com 5%, seguido do ex-governador Wilson Witzel (PMB), com 4%.

 

Os fluminenses apresentam ainda uma leve preferência por Lula na disputa presidencial. O petista tem 35% das intenções de voto no Rio de Janeiro, contra 33% de Bolsonaro. Ciro Gomes registrou 3% dos entrevistados, enquanto Tebet ficou com 1%.

 

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 a 14 de agosto em 37 cidades fluminenses. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-08527/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03082/2022.

 

RIO GRANDE DO SUL

Eduardo Leite (PSDB) lidera a pesquisa para o governo gaúcho. O tucano marcou 32% da preferência, contra 19% de Onyx Lorenzoni (PL); 7% de Edegar Pretto (PT); e 6% de Luís Carlos Heinze (PP).

 

Na corrida presidencial, Lula também lidera no Rio Grande do Sul, com 40% das intenções de voto. Bolsonaro, em segundo lugar, tem 35% da preferência, contra 7% de Ciro Gomes e 2% de Simone Tebet.

 

A pesquisa ouviu 1.008 pessoas entre os dias 12 e 15 de agosto em 56 municípios. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela RBS PARTICIPA????ES S.A e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04133/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-08381/2022.

 

PERNAMBUCO

Em Pernambuco, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) lidera com grande folga a disputa pelo governo do estado, com 33%. Empatados tecnicamente em segundo lugar, estão Raquel Lyra (PSDB), com 11%; Anderson Ferreira (PL), com 10%; Miguel Coelho (União), com 9%; e Danilo Cabral (PSB), com 6%.

 

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 50 cidades pernambucanas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09411_2022.

 

DISTRITO FEDERAL

Na capital do Brasil, a tendência hoje é que o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) seja reeleito. O gestor tem 38% das intenções de voto e é seguido de longe por Paulo Octávio (PSD), com 9%; Leila do Vôlei (PDT), com 8%; Izalci (PSDB), com 5%; Leandro Grass (PV), com 4%; Rafael Parente (PSB), com 3%; Keka Bagno (PSOL), com 2%; e Lucas Salles (DC), com 1%.

 

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto, em Brasília. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR?07937_2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº DF?02251_2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidor da CGU que agrediu mulher já ameaçou gerente de mercado no DF

Resumo dos fatos: Um auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, 50 anos, foi flagrado em vídeo agredindo uma mulher e...

Carlos diz que reveza com Michelle em monitoramento da apneia de Bolsonaro

Carlos Bolsonaro informou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (25/12), que está se revezando nos cuidados com o pai, Jair Bolsonaro (PL),...

Governo pretende reduzir envio de projetos ao Congresso em 2026 para evitar conflitos em ano eleitoral

Mesmo com a expectativa de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), passe a adotar uma linha mais alinhada ao PT em...