Pesquisa Ipec: Lula lidera no 1º turno com 44%; Bolsonaro tem 32%

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (15), encomendada pela TV Globo, apontou que o ex-presidente Lula (PT) lidera o primeiro turno, com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32% na corrida ao Palácio do Planalto. 

 

Quem aparece em seguida é Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 6% das intenções. Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), com 1%, também pontuaram e estão empatadas na margem de erro.

 

Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (UNI??O) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto, cada um.  No cenário estimulado,  8% dos entrevistados optaram por Branco/nulo e 7% Não sabe/não respondeu.

 

O nome do candidato Roberto Jefferson (PTB) não consta nesta pesquisa. Segundo o Ipec, o motivo é que, quando a pesquisa foi registrada no TSE, ainda não havia informações suficientes sobre a candidatura, que foi oficializada posteriormente.

 

Na resposta espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos, os números de Lula e Bolsonaro estão próximos da estimulada. Lula tem 41% e Bolsonaro, 30%. O terceiro candidato escolhido pela população foi Ciro Gomes (PDT), pontuando 3%.

 

O Instituto ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“O STF zomba do povo brasileiro”, diz Nikolas em caminhada a Brasília

Nikolas Ferreira ataca STF durante Caminhada da Liberdade em apoio a Bolsonaro O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou o Supremo Tribunal Federal (STF)...

“O multilateralismo está sendo jogado fora”, diz Lula em críticas a Trump e cobranças de reforma na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou Donald Trump e pediu uma reforma da Organização das Nações Unidas para fortalecer o multilateralismo,...

Jaques Wagner pediu emprego no Master para Guido Mantega. Vídeo

O Banco Master contratou o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para assessoria, a pedido do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA)....