UPB capacita técnicos municipais para garantir agilidade nas transferências da União

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A União dos Municípios da Bahia (UPB), recebeu nesta quinta-feira (18) o evento UPB Capacita Módulos de Execução da Plataforma + Brasil, com mais de 500 técnicos municipais. A abertura do evento contou com a participação virtual do presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.

“Existe uma dificuldade de capacitação muito grande, principalmente entre os municípios de pequeno porte. E a UPB traz essa oportunidade de aumentar o conhecimento. A gente vê municípios se prejudicando por causa de detalhes em processos e transferências e essa união para qualificar as equipes dos municípios, em conjunto com o Ministério da Economia, é importantíssima”, avaliou o presidente da UPB.

A participação de técnicos do Ministério da Economia (ME) enriqueceu o evento, que teve diversas palestras. O coordenador-geral de Normas e Processos, Cleber Fernando de Almeida, foi um deles. “Aqui é uma troca de experiências porque a gente está trazendo informações e aprendendo com vocês. A arrecadação dos municípios não é suficiente para implantar as políticas públicas necessárias. Esse dinheiro que advém das transferências da União é muito importante para que os municípios consigam aplicar em investimentos que atendam às pessoas carentes. A gente está no ministério para prover um sistema de excelência e que o dinheiro consiga chegar à conta”, avaliou.

Na sequência, Cleber Almeida conduziu o painel I, que teve como tema “Normas e Processos nas Transferências da União e Vedações no Período Eleitoral”. A apresentação se dividiu em duas partes. Na primeira, ele falou sobre as Transferências Especiais. Entre os assuntos detalhados estavam: aplicação financeira dos recursos, execução, inaplicabilidade da legislação de convênios e indicação de beneficiários. Transferências Voluntárias da União foi o tema da segunda parte da apresentação. Vedações, condição para celebração, proposta e plano de trabalho e movimentação de recursos foram alguns tópicos exibidos.

Representantes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) estiveram presentes à qualificação na Bahia. Durante todo o painel os participantes puderam fazer perguntas. A capacitação teve a parceria do IMAP e Almeida Prado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menos da metade das vias em favelas baianas têm capacidade para a circulação de ônibus e caminhões

A desigualdade social também se estende ao acesso ao sistema público de transporte. Além de conviver com precariedade, insegurança e dificuldade no acesso...

MP-BA emite recomendações a municípios por falhas na alfabetização e infrações ao Plano Nacional de Educação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Conceição do Coité, emitiu duas recomendações administrativas com caráter...

“Vamos encarar como final de Copa do Mundo”, diz Jair Ventura antes de clássico contra o Bahia

4 a 0 foi o saldo da vitória do Vitória sobre a Juazeirense nesta quarta-feira (21). O técnico Jair Ventura avaliou o desempenho...