Rio: Gabriel Monteiro tem mandato cassado após denúncias de estupro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, na noite desta quinta-feira (18/8), a cassação do vereador Gabriel Monteiro (PL). O parlamentar perdeu o cargo após diversas denúncias de estupro, exposição de crianças e crime sexual devido à divulgação de um vídeo íntimo com uma adolescente de 15 anos.

Vereadores aprovaram a cassação por 48 votos a dois. Dos 51 vereadores, apenas Gabriel Monteiro e Chagas Bola (União Brasil) votaram contra a cassação.

Acompanhe a decisão:

AGORA: Mandato de Gabriel Monteiro é cassado pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Foram 48 votos favoráveis à cassação e 2 contrários. Licenciado do mandato, Carlos Bolsonaro foi a única abstenção.

Veja o momento da decisão pic.twitter.com/AsaqN98akG

??? Metrópoles (@Metropoles) August 19, 2022

Monteiro foi acusado de quebra de decoro parlamentar, gravação e compartilhamento de vídeo sexual com menor de idade, estupro e assédio sexual contra ex-funcionários.

A votação começou às 16h. Com o plenário cheio, as galerias estavam formadas por apoiadores do vereador e pessoas que se mostravam a favor da cassação do vereador.

Ao chegar no plenário, Monteiro foi recebido ao som de gritos, vaias e palavras de ordem: ???Estuprador não pode ser vereador???, gritavam os manifestantes.

O Conselho de ??tica investigou o caso do vereador e foi a favor da cassação. ????? um dever de todos os vereadores e vereadoras dessa Casa de leis dar uma resolução para esse caso. Mais do que o discurso, o que vale é o voto. Esse é um momento histórico e gritos histéricos não vão interrompê-lo. A não aprovação do projeto que determina a perda do mandado do vereador Gabriel Monteiro seria uma contribuição para a perpetuação da cultura do estupro e do patriarcado presente em nosso estado???, disse o relator do Conselho de ??tica Chico Alencar.

Durante seu discurso, Monteiro (PL) afirmou que está ???no caminho da cadeira elétrica??? e pediu que parlamentares não lhe jogassem ???na cova dos leões???.

???Eu não fiz por mal, qualquer tipo de ofensa. Eu sou uma pessoa disposta a aprender. Tirar o meu mandato, senhores, é decretar para a minha honra e minha moral a minha morte. Eu não tenho um coração ruim, eu tento fazer o bem???, apelou.

Depois de sua fala, oito líderes pediram a palavra para dar seus votos. ???Aqui, hoje, julgamos se houve quebra de decoro parlamentar. Todo o restante é com a Justiça, onde o parlamentar é réu. E não há como negar por tudo que foi apurado e exposto que o comportamento do vereador não se enquadra no que se espera de um parlamentar???, disse a primeira vereadora a registrar seu voto, Rosa Fernandes (PSC).

Uma das grandes apostas do partido, mesmo após perder o mandato Monteiro poderá concorrer a deputado federal.

O post Rio: Gabriel Monteiro tem mandato cassado após denúncias de estupro apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do TRE, Abelardo da Matta destaca machismo no processo eleitoral: “Se faz violência a mulher antes, durante e após a eleição”

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Abelardo Paulo da Matta Neto, disse em entrevista ao JusPod, podcast jurídico do Bahia...

Carnaval de SP terá show de Ivete Sangalo em bloco de rua pela 1ª vez

Ivete Sangalo fará sua primeira apresentação em um bloco de rua do Carnaval de São Paulo, conforme anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes. O...

Muricy Ramalho explica motivo de ter deixado cargo no São Paulo; veja

Nesta sexta-feira (23/1), Muricy Ramalho deixou o cargo de coordenador de futebol do São Paulo Futebol Clube em comum acordo com o...