Alemanha acusa Rússia de bloquear entrega de turbina que forneceria gás à Europa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O premiê da Alemanha, Olaf Scholz, acusou a Rússia de bloquear a entrega de uma turbina apontada por Moscou como um dos entraves que levou à diminuição do fornecimento de gás para a Europa por meio do gasoduto Nord Stream 1.

Protagonista de mais uma crise diplomática, a estrutura de 12 metros de altura e 20 toneladas estava no Canadá para manutenção, mas demorou a retornar para a Rússia devido a barreiras criadas por sanções econômicas, argumentava a Gazprom, gigante estatal russa de energia.

A Alemanha agiu e, agora, a turbina está no país, na fábrica da Siemens Energy, na Renânia do Norte-Vestfália. Scholz publicou fotos ao lado da estrutura nesta quarta (3), quando despendeu as críticas ao governo de Vladimir Putin.

“A turbina funciona”, disse ele a jornalistas. “Não há nada de errado. �? bem claro e simples: a turbina está aqui e pode ser entregue, mas alguém [a Rússia] precisa dizer ‘quero tê-la'”, seguiu.

Depois, no Twitter, o primeiro-ministro insistiu que não há razões técnicas para a redução no fornecimento de gás natural, que acendeu o alerta vermelho e fez com que a União Europeia (UE) adotasse metas de racionamento.

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que a Gazprom aguarda documentos necessários para a devolução da turbina, mas não detalhou quais seriam. O destino final da estrutura é a estação de Portovaia, da Gazprom, na cidade de Viborg.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mulher fica em estado grave após beber café com insetos em aeroporto

Uma funcionária de uma companhia aérea ficou em estado considerado grave depois de beber café de uma máquina de venda automática, que continha insetos no seu interior. O caso ocorreu na segunda-feira (22), no aeroporto de Palma, em Espanha. O sucedido foi denunciado à delegacia policial no aeroporto, de acordo com a imprensa espanhola. A

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, ferem pessoas e danificam carros

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham e percorreram pelo menos 8 km de distância durante duas horas até serem capturados. Segundo a BBC, os animais feriram quatro pessoas e danificaram alguns carros estacionados. A polícia foi acionada após dez minutos da saída deles. A fuga aconteceu durante um exercício

Comediante expulsa mãe que amamentava bebê durante espetáculo

O comediante norte-americano Arj Barker gerou polêmica ao pedir a uma mãe que estava amamentando seu bebê de sete meses para deixar um espetáculo durante o Festival Internacional de Comédia de Melbourne, na Austrália. A atitude do humorista desencadeou um intenso debate sobre os direitos das mães e dos artistas em espaços públicos. Arj Barker