Bruno anuncia que protocolo para ‘monkeypox’ deve ser divulgado entre esta terça e quarta

Publicado:

O prefeito Bruno Reis (UB) voltou a falar, na manhã desta terça-feira (2), sobre a elaboração do protocolo municipal de ação contra a disseminação da varíola dos macacos. De acordo com o gestor, as diretrizes locais devem ser divulgadas entre hoje e amanhã (3).

 

“Está sendo concluído. Eu, ainda hoje, vou conversar com o secretário Décio [Martins] para, imediatamente, a gente apresentar. Pode ser que, inclusive, ele faça isso hoje ou amanhã”, revelou.

 

Na quinta-feira passada (28), Bruno havia informado que equipe que desenvolvia a política local de enfrentamento ao monkeypox estava se reunindo com pesquisadores para a definição da estratégia (releia aqui).

 

“Estamos internamente definindo esses protocolos. Estão sendo ouvidos técnicos especialistas. [Essa é] uma das ações que todos nós podemos fazer para inibir a transmissão, seguindo protocolos, tomando cuidado”, disse o prefeito na ocasião. 

 

Naquela semana, Salvador tinha apenas 5 indivíduos com diagnóstico positivo para o agravo. O número de confirmações saltou e já chega a 9 casos. 

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a construção de uma diretriz própria vai permitir que os profissionais de saúde sejam orientados corretamente acerca do manejo e o tratamento de pacientes (relembre aqui). 

 

Enquanto não há a implementação, segundo a pasta, as recomendações utilizadas são as definidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

As equipes que atuam na rede municipal foram capacitadas com os protocolos destas instituições e estão conduzindo os atendimentos com base em tais documentos, salientou a secretaria ao Bahia Notícias.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: número de casos de SRAG segue em queda no país

Embora a incidência ainda esteja elevada, o cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR)

Capitais do Norte e Nordeste ocupam os piores índices de saneamento básico em 2025

Estudo do Instituto Trata Brasil aponta que 8 das 20 piores cidades são capitais dessas regiões; Porto Velho, Macapá e Rio Branco têm os menores índices de coleta e tratamento de esgoto

Vacinação contra o sarampo é intensificada em áreas de fronteira

O objetivo é evitar a reintrodução do vírus no país