Cachoeira: Evento com foco sobre mulher na capoeira ocorre neste fim de semana

Publicado:

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo, sedia entre este sábado (13) e domingo (14) o Encontro sobre Protagonismo Feminino na Capoeira: arte, luta e empreendedorismo. O evento, que ocorre no Espaço Cultural Hansen Bahia. contará com oficinas, debates, exposição de artigos e rodas de capoeira e samba. Está prevista também a apresentação da Obadax (orquestra de berimbaus afinados) e do ‘Ngoma Móvel’, um carro instrumental que desfilará pelas ruas de Cachoeira.

 

Participam também do encontro mestras, mestres, capoeiristas, estudiosas e personalidades da capoeira, como a Mestra Malu (Paraíba), Mestre Bel (Feira de Santana), Bárbara Karine (Profª. Dra. da UFBA), Puma Camillê (capoeirista e multiartista) e Daniele Canedo (Profª. de capoeira e Dra. pela UFRB).

 

“Iniciativas como esse Encontro são importantes pra dialogar com a comunidade a necessidade de caminharmos juntes contra as violências com as quais lidamos no nosso cotidiano. Mostrar aos abusadores e resistentes a nossa presença, que estamos atentas e fortes e, principalmente, aumentar essa rede de apoio entre nós mulheres, propagando as ações da Campanha Respeita as Mina na Capoeira”, disse a Contramestra Princesa, presidenta do GT RMS da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e coordenadora do encontro.

 

Para ter acesso ao evento, capoeiristas pagam apenas R$ 10, o que inclui almoço e lanche nos dois dias. A taxa será de R$ 50 para capoeiristas de Salvador e Região Metropolitana. Neste caso, o valor dá direito a transporte Salvador -Cachoeira (ida) e Cachoeira-Salvador (volta); além de alojamento (levar colchonete, roupa de cama e banho e utensílios de higiene pessoal); almoço; lanche; e acesso a toda programação do evento.

 

PROGRAMA????O
Data: 13 (SÁBADO)

 

MANH??

8h – Credenciamento.
9h – Abertura: Orquestra de Berimbaus OBADX.
9h30 – Oficina de Capoeira 1: Mestra Malu – Capoeira Palmares (João Pessoa/PB).
10h20 – Apresentação Cultural.
10h40 – Roda de Conversa 1: Empreendedorismo e Captação de Recursos para Eventos de Capoeira.
Debatedoras(es): Daniele Canedo (Capoeirista, Feminista e Profª. da UFRB), Jacaré DiAlabama (Coordenador do CMB e idealizador do 1º Festival de Capoeira: Ancestralidade e Resistência), Alice Tosta (empreendedora, estilista – Tons da Terra) e Karine Oliveira (empreendedora e educadora).
– Coordenação: Profª. Negona – Capoeirista e Sambadeira – Grupo Porto da Barra (Irará/BA).
12H30 – Almoço.

 

TARDE

13h30 – Encontro com Autoridades do Poder Público e da Capoeira. 
15h – Roda de Conversa 2: Ancestralidade e Resistência  Feminina. 
Debatedoras(es):  Mestra Malu  (primeira Mestra do Grupo Palmares e Mestra em Educação pela UFPB), Bárbara Carine (Profa. da UFBA e idealizadora da Escolinha Maria Felipa) e Olívia Santana (Deputada Estadual da Bahia e autora da Lei Moa do Katendê).
– Coordenação: Contramestra Princesa – UNICAR (Salvador/BA).
16h30 – Oficina de Capoeira 2: Mestra Soninha – Grupo Raça (Muritiba/BA).
17h20 – Oficina de Capoeira 3: Mestra Jô – Capoeira Brasil (Juazeiro/BA).
18h – Roda de Capoeira.
20h – Programação Cultural: Mãos no Couro, Riane Mascarenhas e DJ.

 

14 (DOMINGO)
MANH??

9h – Oficina 4 – Alongamento e Performance de Dança: Experimenta DiAlabama (Capoeirista e Mestra em Dança pela UFBA).
10h – Oficina 5: Puma Camillê (Multiartista e idealizadora do Projeto Capoeira
para Todes).
11h – Roda de Capoeira.
12h – Almoço. 

 

TARDE
13h – Roda de Conversa 3: Campanha Respeita as Mina na Capoeira e a Luta por Políticas Públicas.
Debatedoras(es): Contramestra Princesa (Presidenta do GT da RMS da Salvaguarda da Capoeira da Bahia e Coordenadora do Encontro), Mestre Bel (Historiador/Doutor em Estudos ??tnicos e Africanos e autor do livro Capoeira, Identidade e Gênero), Puma Camillê (Multiartista e idealizadora do Projeto Capoeira para Todes), Daniele Costa (Chefa de Gabinete da SPM) e Alice Portugal (Deputada Federal e Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara Federal).
– Coordenação: Foca – CMB (Salvador/BA).
15h30 – Encerramento.
16h – Berimbalada com Ngoma Móvel e Samba de Roda.
Programação sujeita a alterações.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sesab garante atendimento médico e critica decisão com “teor alarmista” do Sindimed

Em uma resposta contundente, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) repudiou um comunicado do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA),...

Ednaldo Rodrigues celebrou estar de volta ao lançamento do Campeonato Intermunicipal: “Prazer muito grande”

Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da CBF e FBF, marcou presença no lançamento do Campeonato Intermunicipal 2025, um evento que ele considera muito significativo. Após...

Polícia Civil da Bahia apreende mais de 26 kg de drogasem operação no Extremo Sul da Bahia

Na manhã deste sábado (26), a Polícia Civil da Bahia lançou a ousada "Operação Navalha" em Eunápolis, no Extremo Sul do estado. O...