Candeias: Farmácias Básicas já distribuíram mais de 70 mil medicamentos

Publicado:

A Prefeitura de Candeias já distribuiu, gratuitamente, entre janeiro de 2021 a julho deste ano, quase 70 mil medicamentos nas Farmácias Básicas 24h do Posto Médico Luiz Viana Filho e do Pronto Atendimento Dr. Amâncio Alves. As farmácias funcionam em regime de plantão 24 horas para atender a toda população, tanto da sede quanto dos distritos, principalmente aqueles de baixa renda.

Entre os medicamentos à disposição da população, mediante apresentação de receita médica, estão analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes e todos os que fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no SUS. O município também inclui e adquire com recursos próprios outros medicamentos como a rivaroxabana, que serve para evitar trombose venosa, além de outras medicações de custo elevado, como antibióticos anti-hipertensivos em apresentações de miligramas que não são disponibilizadas pelo SUS, colírios para tratamento de glaucoma, também adquiridos com recursos próprios, e fórmulas especiais para restrição à lactose, suplementação alimentar e refluxo, e fornecimento de curativos especiais.
 

Para o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, a assistência farmacêutica de Candeias tem sido um diferencial: “Essa gestão se preocupa para além do remédio na farmácia do postinho do bairro, porque aqui em Candeias a gestão investe recursos próprios em outros medicamentos que são mais caros e que são de tratamento contínuo, o que significa uma tranquilidade para o cidadão contar com essa garantia, além do diferencial do atendimento ser 24h em duas Farmácias Básicas.” encerrou o Marcelo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), hospitais particulares de todo país estão sofrendo com a baixa de medicamentos em seus estoques. Candeias já começa a sofrer com o desabastecimento de alguns itens, a exemplo Soro Fisiológico e Glicosado, Dipirona Sódica, Loratadina Prednisolona, Amoxilina, Azitromicina, Diclofenaco Sódico, Insulina regular, entre outros, que a Secretaria de Saúde já realizou Pregão Eletrônico e tem vigentes Atas de Registro de Preços, por meio das quais são emitidas autorizações de fornecimento.

 

“Essa situação, que já se anunciava desde o início do ano, é bastante preocupante e já vem sendo debatida a nível nacional, porque afeta não só Candeias, mas todo o país. Temos contrato e o fornecedor não tem o produto para entregar. Mesmo que tentássemos fazer uma compra emergencial, não haveria onde comprar porque o mercado está desabastecido e não se encontra fornecedor para vender”, pontuou o secretário.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professor é preso acusado de abuso contra aluno em escola de Guanambi

Na tarde de segunda-feira (21), um professor de 28 anos foi detido em Guanambi, na região do Sertão Produtivo, Sudoeste da Bahia, após...

Corinthians bancou despesas pessoais na gestão de Duilio, segundo relatório; ex-presidente promete ir à Justiça

Um controverso relatório de prestação de contas do Corinthians revelou que a gestão do ex-presidente Duilio Monteiro Alves, no comando do clube entre...

Furtado em Feira, trator avaliado em R$ 500 mil é encontrado em Governador Mangabeira

Na madrugada de terça-feira (22), um trator agrícola avaliado em quase R$ 500 mil foi recuperado em uma propriedade rural em Governador Mangabeira,...