Carlos Martins defende que Auxílio Brasil deveria ter a mesma estrutura do Bolsa Família

Publicado:

Administrador por formação e secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins defendeu em entrevista ao Bahia Notícias que o Auxílio Brasil deveria manter as características do Bolsa Família, sem exceção em relação ao pacote de benefícios. Para ele, o novo programa, o Auxílio Brasil (R$ 400), implantado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021, não vai conseguir atender quem mais necessita das políticas assistenciais.

 

“O Programa Bolsa Família foi criado dentro de uma estrutura do Sistema ??nico da Assistência Social, portanto, o Bolsa Família está associado ao SUAS. Eu sou a favor do Bolsa Família, é claro. Mas mudar o nome para Auxílio Brasil sem guardar as características do programa, que é a maior iniciativa de transferência de renda do país, não foi a melhor solução. Garantir renda para a população que mais precisa é essencial, principalmente em um país desigual como o nosso”, disse o secretário.

 

As principais diferenças entre o Auxílio Brasil e o Bolsa Família são: o valor do benefício, os critérios usados para determinar o nível de pobreza das famílias e o pacote de benefícios. Entretanto, Martins ressaltou a forma de cadastro, que hoje é pelo aplicativo, precisa ser melhorada, pois nem todo mundo tem acesso à internet.

 

“?? preciso que reveja essa lógica de transferir para um aplicativo toda a eficiência que já foi demonstrada no Bolsa Família, ou seja, os conselhos estaduais e municipais controlando e os profissionais do SUAS atuando no monitoramento e apoio às famílias”, completou Martins.

 

Neste mês, governo federal concedeu um aumento de R$ 200 no valor médio do benefício para quase 20 milhões de famílias. O novo valor do Auxílio Brasil tem previsão de ser pago em cinco parcelas até dezembro deste ano. Confira a entrevista na íntegra aqui.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pen drive de Bolsonaro armazenava documentos de empresa de aliado

Um pen drive encontrado pela Polícia Federal (PF) no banheiro do quarto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) armazenava documentos de uma empresa de...

PT quer Haddad como candidato em SP em 2026: “Missão eleitoral”

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou que as principais lideranças da sigla devem assumir um papel ativo nas eleições...