Duas décadas podem mudar o rumo de muitos caminhos. Para uma marca de moda, esse período representa uma verdadeira consolidação e prova de aceitação do público. Mais especificamente, os últimos 20 anos tiveram como marco a chegada do on-line e novos comportamentos dos consumidores. No caso da estilista Cris Barros, que fundou a grife homônima em agosto de 2002, a trajetória é motivo de muito orgulho, principalmente em relação à conquista de clientes fiéis. Agora, ainda mais focada no engajamento sustentável e social da etiqueta, ela tem motivos de sobra para celebrar. Em entrevista exclusiva, a designer analisa a própria jornada, com direito a lançamento de coleções comemorativas.
Vem saber mais!
A paulista Cris Barros sempre teve disciplina e autoconfiança, características que depositou na relação com o mundo fashion. Formada em desenho de moda pela Universidade Anhembi Morumbi, ela fez mestrado no Instituto Marangoni, em Milão, na Itália. No começo da carreira, ela trabalhou como estagiária de Stephan Jason.
??Tenho tantas memórias boas do início?, alegra-se. Para conquistar espaço no mercado, a então estilista recém-formada precisou se esforçar e persistir, inclusive em áreas correlacionadas. ??Quando enviei meu portfólio ao Renato Kherlakian, proprietário da Zoomp, ele me respondeu dizendo que, embora tivesse adorado o meu trabalho, naquele momento não havia vaga aberta na área de criação. No entanto, ele estava precisando de alguém com um olho especial para trabalhar com marketing. Não ia deixar passar a oportunidade!?, lembra.
De volta ao Brasil, com bagagem internacional, ela intensificou o conhecimento em relação à indústria nacional. Em agosto de 2002, fundou a própria marca. O sonho se concretizou a partir do intuito de Cris Barros de se expressar seguindo a própria intuição. Construiu uma etiqueta que conquistou celebridades, com DNA criativo elegante, fluido, minimalista, e, ao mesmo tempo, despojado.
??Vinte anos se passaram e eu quero continuar fazendo as coisas com sentido e significado, mantendo os meus propósitos e valores em tudo que eu faço. Sempre busco trabalhar com a paixão e a emoção?.
Cris Barros, em entrevista à coluna Cris Barros lançou a própria grife em São Paulo. Neste mês, comemora o aniversário de duas décadas da marca
A etiqueta abriu o primeiro espaço físico de Brasília em 2018
A estilista é graduada em desenho de moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Também fez mestrado no Instituto Marangoni, em Milão, na Itália
Em 2004, a irmã, Dani Barros, chegou à empresa, levando a experiência em multinacionais. ??Formada em economia, ela consolidou estratégias, processos e operações criando uma ponte entre o comercial e o produto, profissionalizando ainda mais a marca?, reconhece Cris.
Dois anos depois, o cunhado, Luiz Felipe Verdi, também se juntou ao empreendimento. ??Dono de uma expertise em consultoria estratégica que foi essencial para a evolução da Cris Barros. Com três sócios, nunca dá empate! Os nossos perfis são muito complementares, compartilhamos uma afinidade que vai além da intimidade familiar: trata-se de uma sintonia de valores, olhares e objetivos comuns?, avalia a fundadora do negócio.
Cris Barros tem lojas físicas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Goiânia, além do e-commerce, com entrega para todo o Brasil. Atualmente, a marca também é gerida pelo Grupo Soma, que ajudou a profissionalizar ainda mais os processos internos da label, assim como garantiu mais acesso a fornecedores e estrutura de mão de obra.
??Costumo brincar que, hoje, temos a estrutura dos sonhos, em que eu posso me dedicar exclusivamente à criação e ao marketing, que é o que eu realmente sei e gosto de fazer. Entrar para o Grupo Soma nos levou a um lugar incrível. Conseguimos unir os objetivos e as conquistas à paixão?, avalia a estilista.
Dani Barros Verdi, irmã de Cris Barros, é sócia da empresa
Em duas décadas da grife homônima, Cris Barros se consolidou como uma das mais renomadas do país
A estilista veste peças que cria
Cris Barros: duas décadas de história Para comemorar os 20 anos de marca, Cris Barros lançou a coleção Alter Ego, de spring/summer 2023. Definido como descontraído, o compilado de aniversário estreia em prol de esperança e prosperidade, anseios para as próximas duas décadas da grife.
??Apresenta manifestos sobre essa nossa filosofia sendo uma marca livre, feminina, espontânea e feliz! Uma coleção solar, cheia de vida, de cores vibrantes e de muito brilho. Uma expressão desse lado criativo que existe em cada um de nós, sem medo de ser genuíno mesmo, e acreditando no seu sonho até alcançá-lo?, destaca Cris Barros.
O resultado veio com uma campanha que tem a participação de clientes amigas: Maju Trindade, Stephanie Ribeiro, Victoria Yamagata, Thai de Melo Bufrem e Maria Braz. No lookbook, oito capas diferentes, criadas pela artista argentina Baauhs, representam várias facetas ou ??alter egos? das mulheres que usam peças by Cris Barros.
Na coleção comemorativa, de primavera/verão 2023, Cris Barros homenageia clientes e amigas
Ilustrações criadas por Baauhs
Cores vibrantes não faltam, tanto na coleção Alter Ego quanto nas ações de divulgação
Confira a entrevista completa com Cris Barros:
De onde vêm as suas inspirações e como funciona o seu processo criativo? Algo mudou ao longo dos anos?
Quando crio uma peça, gosto de imaginar que consigo transportar as pessoas para um universo específico. A marca é espontânea, muito feminina e está em constante evolução, no sentido de sempre tentar me superar a cada nova coleção. Me questiono constantemente sobre novas formas, tecidos, conceitos, moodboards e como conservar a minha equipe inspirada. Sempre segui meu instinto me inspirando naquilo que estou vivendo no momento da criação da coleção. Somo isso a lembranças e referências de viagens, pesquisas, pessoas e minha paixão pela moda e arte.
Pode-se dizer que as peças da Cris Barros têm um DNA minimalista e elegante? Como você definiria a identidade da grife?
A Cris Barros tem uma identidade genuína e singular, com peças despretensiosamente atemporais, autorais e sofisticadas. ? uma marca livre, feminina, espontânea e feliz. Um desafio grande e constante é crescer mantendo o posicionamento de exclusividade. ? um trabalho de criação muito grande. Nós temos tanto cuidado em cada peça, cada aviamento esculpido à mão, cada botão, cada estampa, cada bordado? Tudo é exclusivo da marca. Desenhamos tudo à mão, no ateliê. O nosso desafio constante, que nos motiva no dia a dia, é manter a marca atual e fiel à sua essência, sendo uma marca autoral de luxo com processos de criação de alta qualidade.
Um dos principais pilares da marca Cris Barros também é promover, criar ou apoiar projetos sociais, assim como ser referência em sustentabilidade. A cada coleção temos mais peças sustentáveis, desenvolvidas com processos de criação e matérias-primas ecológicas. A marca representa, hoje, uma moda mais consciente e engajada, esperando poder deixar um legado positivo para as gerações futuras, repensando sempre a nossa noção do coletivo.
As suas peças costumam ser lançadas em drops conceituais. Qual é o motivo para soltar uma coleção em fases?
Nossas coleções possuem muitas peças, mas produzidas em poucas unidades. Como falei acima, é um trabalho de criação muito grande. Tudo é exclusivo da marca, pois desenhamos tudo à mão no ateliê, e esse é um dos nossos diferenciais e motivo de termos sete lançamentos ao longo da coleção. São processos artesanais. O desafio constante é manter a marca atual e fiel à sua essência, sendo uma marca autoral de luxo com processos de criação de alta qualidade.
As peças da Cris Barros são elegantes e delicadas, com toque despojado
A grife costuma lançar coleções divididas em cápsulas
A confecção é artesanal
Em geral, o que mudou na marca em duas décadas de trajetória? Você repetiria tudo ou faria algo diferente?
Faria tudo igual! Sou muito grata dessa trajetória, da construção da marca junto com a minha equipe. Sinto muita emoção de poder estar aqui 20 anos depois de ter idealizado o sonho de ter a minha marca. Tenho que agradecer à minha irmã e sócia, Dani, e ao meu cunhado e sócio, Phil, assim como toda a equipe Cris Barros, por fazerem parte desse sonho.
Cada um tem mostrado um engajamento lindo que se tornou fundamental para a história da marca. Foram muitos aprendizados, muitos sucessos, muitos desafios, muitas risadas, muitas conquistas, muita paixão e muito amor. Uma grande jornada, feliz e cheia de brilho. E entrar para o Grupo Soma nos levou a um lugar incrível. ? um lugar de plena aceitação do hoje e de amanhã. Me sinto livre, feliz e resiliente.
Como a pandemia impactou a grife?
A pandemia nos fez repensar a nossa filosofia de vida com um todo. União, paciência, perseverança, doçura, gratidão, leveza, espontaneidade, simplicidade, fé. Aproveitamos esse momento tão delicado que passamos para lembrar das coisas que realmente importam, procurando ainda mais sentido e significado em tudo que criamos como marca. Em paralelo, o digital cresceu muito.
Nós fomos nos adaptando da melhor forma possível. Felizmente, já estávamos muito estruturados para conseguirmos operar on-line, trabalhamos muito com atendimentos por WhatsApp e temos feito um atendimento virtual ainda mais personalizado para as nossas clientes. Quando se fala de luxo, pode ser difícil sem ter a ajuda da experiência off-line, na loja, mas conseguimos superbem a evolução. Tem sido uma curva de aprendizado incrível para todo o time. Nunca perdi a confiança de que tudo daria certo. Fomos nos adaptando e executando as transformações necessárias.
Quais são os seus planos para o futuro da marca?
Enxergo o futuro assim como foram esses 20 anos: com muita resiliência e leveza! Consigo olhar para os próximos 20 anos com ainda mais amor pelo que faço. Quando você alcança uma estrutura operacional ideal, que no Brasil a gente sabe que é difícil, você se permite a se desafiar mais em questões práticas do cotidiano, como estilo, qualidade e desenvolvimento de produtos.
Estar no Soma me trouxe a esse lugar muito gostoso em que posso me dedicar mais ao meu desafio criativo. O que me impulsiona é a evolução criativa, os questionamentos e o foco em sempre apresentar algo realmente novo, mantendo a identidade da Cris Barros, mas com novos olhares, novos caminhos, novos projetos. E também eu confio muito na troca que tenho com a minha equipe e com os meus sócios. Então, eu espero evoluir sempre, mantendo a essência da marca e cumprindo os meus propósitos.
A marca tem direção criativa da própria Cris Barros, quem desenha todos os produtos
Vestuário, calçados e acessórios estão no repertório
A sustentabilidade está entre os pilares da etiqueta
Responsabilidade social e sustentabilidade Entre as prioridades do presente e também para o futuro da grife, está a responsabilidade social e ecológica. Cris Barros não hesita em falar que quer comandar a marca mais sustentável do país, e dá passos largos em direção ao propósito.
??Um assunto muito importante para mim será de continuar me dedicando ao engajamento sustentável e social da marca, um dos nossos focos principais e grande pilar. A preocupação com o meio ambiente sempre existiu, mas hoje podemos falar com propriedade que um dos pontos fortes do DNA da marca é esse?, assegura.
A empresa está sempre em busca de novas formas de fazer upcycling, com reaproveitamento de tecidos dos arquivos, por exemplo. ??Nos orgulhamos também em dizer que somos uma empresa carbono neutro: todas as emissões das nossas operações ?? coleções, lojas, embalagens e frete ?? são compensadas em energia solar. Aderimos também ao selo Eu Reciclo, compensando 100% das nossas embalagens?, acrescenta Cris Barros.
Além disso, Cris Barros apoia ONGs e iniciativas de capacitação. ??Eu me sinto totalmente responsável pela sociedade que me cerca e por tudo o que acredito que posso contribuir, mudar, movimentar e transformar dentro desse organismo?, finaliza a estilista.
Colaborou Rebeca Ligabue
O post Cris Barros fala sobre 20 anos de história com a grife homônima apareceu primeiro em Metrópoles.
Comentários Facebook