Debate na Band: Candidatos falam sobre programas sociais e educação

Publicado:

No terceiro bloco do primeiro debate das Eleições 2022, realizado pela Band Bahia, na noite deste domingo (7), todos os três candidatos presentes, Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL), perguntaram e responderam. Educação e investimentos em programas sociais foram mais perguntados pelos candidatos.

 

Quem começou perguntando foi Jerônimo Rodrigues (PT). Ele direcionou sua pergunta para João Roma sobre a ponte Salvador-Itaparica. Roma disse: “Eu acho que uma ponte é muito pouca para a Baía de Todos os Santos. Nós precisamos trabalhar muito mais pelo desenvolvimento da Bahia, com muitas obras de infraestrutura”.

 

Na réplica, o candidato petista falou: “Eu trouxe o projeto da ponte como um projeto de mobilidade, de investimento. Este projeto, a médio e a longo prazo, vai gerar de 6 a 8 mil empregos diretos. Vai fazer uma economia no transporte de pessoas de todo o estado da Bahia, do extremo sul, do Oeste. Além disso, é um investimento para turismo e para a cultura”.  

 

Na tréplica, Roma garantiu que vai fazer a ponte e que Jerônimo vai andar nela além de construir novas estradas pelo território baiano. 

 

Em seguida, João Roma perguntou ao psolista sobre um projeto de transferência de renda no estado da Bahia. Kleber Rosa defendeu que: “Nós vamos fazer na Bahia um programa de renda mínima para que todas as pessoas tenham alimento na mesa, até que consigam um emprego”.

 

O candidato do presidente Bolsonaro (PL), João Roma, na réplica, enalteceu o auxílio Brasil, que possibilitou aos 20 milhões de brasileiros o benefício. E ainda disse que Auxílio Bahia, ampliando a renda das famílias baianas.

 

Kleber Rosa, na sua tréplica, fez duras criticas ao novo Auxílio Brasil. Depois, teve a oportunidade de questionar Jerônimo Rodrigues sobre a educação, que respondeu: “Eu tenho muito orgulho de ser o secretário que mais investiu na educação na história da Bahia. Nós estamos com sete escolas nos bairros pobres de Salvador. São 200 escolas sendo construídas com o mesmo padrão”.  

 

Na réplica, o candidato do PSOL disse que pensa em mudar o conceito do ensino baiano. “Nós estamos apresentando um projeto de educação que traz como conceito Anísio Teixeira e Paulo Freire. Nós precisamos valorizar o professor e diminuir a carga horária deles. Vamos fazer ainda um programa de permanência dos estudantes e valorizar as universidades”, defendeu Rosa.

 

Jerônimo retrucou e listou o que pensa para a educação, caso seja eleito. “Vou valorizar as universidades estaduais. Eu sou professor de uma delas. Já me comprometi com os reitores e com a comunidade universitária, pois nós vamos fazer um grande programa de ampliação das oportunidades de vagas de acesso. E ainda farei um projeto para enfrentar o analfabetismo”, concluiu Rodrigues.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metrópoles Endurance: atletas chegam cheios de energia para 2º dia

No vibrante cenário do Metrópoles Endurance, o sol surgiu radiante, e a energia tomou conta do Pontão do Lago Sul neste animado domingo...

Terras raras podem ser trunfo do Brasil no tarifaço dos EUA. Entenda

O Brasil se prepara para um enfrentamento estratégico com os Estados Unidos, que, a partir de 1° de agosto, impõe uma pesada tarifa...

Eduardo “radical” isola oposição no Congresso, avaliam líderes

Em meio a um cenário tenso no Congresso, líderes do Senado observam que a atitude radical do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está...