Em São Paulo, Ana Paula Matos destaca prioridade com infância e adolescência

Publicado:

Durante almoço em São Paulo, com Cláudia Vidigal, representante no Brasil da Fundação Bernard Van Leer, Renato Godoy e Gustavo Paiva, do Instituto Alana, e Márcia Woods, representando a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a candidata à vice-presidente da República, na chapa encabeçada por Ciro Gomes, Ana Paula Matos, recebeu nesta segunda-feira (15), o Plano País para a Infância e Adolescência, que reúne propostas de políticas públicas elaboradas por mais de 150 organizações, redes e coalizões da sociedade civil.

 

Ana Paula, no evento, destacou a importância da pauta e reafirmou o compromisso em dar prioridade para crianças e adolescentes em um possível governo. “?? a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida. O que acontece neste momento tem impacto sobre toda a existência do indivíduo. Portanto, atuar nessa fase da vida tem efeito na formação de seres humanos mais adaptados socialmente, capazes, produtivos e felizes. E necessário assegurar oportunidades iguais e, com isso, aumentar as possibilidades de ruptura do ciclo de pobreza das famílias em situação de vulnerabilidade”, disse a candidata.

 

Por meio da Agenda 227, o documento é dirigido às candidaturas à Presidência, e tem como objetivo impulsionar a nação rumo a uma matriz inclusiva e sustentável de desenvolvimento. “Indicadores econômicos, sociais e ambientais registram que o Brasil vive hoje um dos mais críticos períodos de sua história recente, o que torna excepcionalmente árdua a tarefa da liderança que vier a ocupar a Presidência da República a partir de janeiro de 2023. Situações emergenciais deverão ser atendidas desde a primeira hora, mas com base em políticas que, a médio e longo prazos, também viabilizem a superação de fatores estruturais de produção de desigualdade e violação de direitos”, indica o plano.

 

A postulante ao cargo de vice-presidente garantiu que tanto ela quando Ciro, que lidera a chapa, “irão criar políticas para garantir a saúde da criança e adolescente, possibilitando a educação infantil, assistência social, o direito ao brincar, acesso as cidades e ao meio ambiente. Teremos um olhar amplo e diverso à causa”.

 

Entre as ações do Plano País, destaca-se a apresentação de propostas objetivas de políticas públicas, no âmbito da educação, saúde, nutrição, orfandade da Covid-19, enfrentamento das violências, igualdade racial, equidade de gênero, inclusão das pessoas com deficiência, redução da pobreza e mudanças climáticas.

 

Recentemente, Ana Paula Matos esteve, enquanto vice-prefeita de Salvador, integrando o Programa de Desenvolvimento de Liderança da Primeira Infância 2022, em Havard, no EUA. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nutriente comum ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas. Veja qual

O magnésio, um verdadeiro aliado do corpo humano, está envolvido em mais de 300 reações bioquímicas essenciais. Sua presença adequada no organismo não...

Marketing de influência muda a relação entre marcas e público

O marketing de influência se consolidou como um divisor de águas na relação entre marcas e consumidores. Ele deixou de ser uma opção...

Congresso empurrado para a crise Brasil-EUA (por Leonardo Barreto)

O Brasil se encontra em uma encruzilhada complexa, sem clareza sobre como reagir à intervenção americana que afeta tanto sua economia quanto sua...