Lucro dos bancos bate recorde em 2021 e supera níveis pré-pandemia

Publicado:

O lucro dos bancos superou níveis pré-pandemia de Covid-19 ao registrar ganho líquido de R$ 132 bilhões em 2021. O número representa 49% a mais do que em 2020, e 10% além do obtido em 2019.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9/8), no Relatório de Estabilidade Financeira, elaborado pelo Banco Central.

O lucro do ano passado, segundo o BC, bateu recorde na série histórica, iniciada em 1994.

O relatório diz que a rentabilidade das instituições financeiras se recuperou. O chamado retorno sobre o patrimônio líquido do sistema bancário nacional alcançou 15,1% em dezembro do ano passado, contra 11,5% no fechamento de 2020.

A receita de serviços oferecido pelos bancos, de acordo com o documento, cresceu 10% em relação a 2020 por conta de uma melhora na atividade econômica.

O relatório afirma que o resultado positivo se deve ao crescimento da margem de juros, a redução de despesas com provisões e ganho de eficiência.

???A rentabilidade do sistema deve se manter resiliente, mas os lucros tendem a crescer em ritmo mais lento. O cenário para 2022 é de atividade econômica mais fraca, menor crescimento do crédito, normalização da inadimplência e de custo de captação e operacional mais altos???, explica o texto.

O post Lucro dos bancos bate recorde em 2021 e supera níveis pré-pandemia apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recorde mundial: casal tem gêmeos com embriões congelados há 30 anos

Os gêmeos Lydia e Timothy Ridgeway nasceram no dia 31/10 e quebraram, no momento do parto, um novo recorde mundial. Gestados em 2022 a...

Petista tenta “trolar” bolsonaristas e é obrigado a balançar bandeira

Um homem que tentou se infiltrar em um acampamento bolsonarista para “beber água e tomar café†foi descoberto pelos organizadores do ato, obrigado a...

Inglaterra x Irã terá um narrador que está put* com a Globo

Atenção para o segundo jogo da Copa do Mundo, nesta segunda-feira (21/11), entre Inglaterra e Irã, às 10h (horário de Brasília), no Estádio Khalifa. ...