Lupi defende vice-prefeita de Salvador para chapa de Ciro Gomes

Publicado:

Se depender da vontade do cacique nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, será anunciada hoje para compor a chapa de Ciro Gomes na disputa presidencial. Ontem à tarde, Lupi garantiu ao deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do partido na Bahia, que Ana Paula tem sua preferência para ocupar a vaga de vice de Ciro. Durante a conversa, pediu a Félix que sondasse a pedetista sobre a probabilidade. Em resposta, Ana Paula manifestou total interesse em assumir a candidatura e disse estar pronta para se dedicar inteiramente à campanha pela Presidência da República. De imediato, ela foi incluida na lista final de nomes para escolha de Ciro.

Check-list
?? noite, Lupi e Ciro se encontaram para avaliar o perfil de cada um dos cotados ao posto. Na manhã de hoje, a Executiva Nacional do PDT se reúne em São Paulo para definir quem será o vice. A chapa completa será anunciada nesta sexta-feira, em coletiva prevista para 13h na sede da sigla, em Brasília. 

Promessa de empenho
Lupi revelou ainda a Félix que defenderia pessoalmente a vice-prefeita da capital para a vaga, durante o encontro da cúpula do PDT. Inicialmente, a tendência era escolher uma liderança feminina do partido no Sudeste, como estratégia para dar maior pluralidade regional e de gênero à chapa, já que Ciro é nordestino. No entanto, Lupi ponderou que a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do Brasil e que, entre as mulheres da sigla com potencial de agregar valor à campanha, Ana Paula soma os atributos ideais. 

Por um detalhe 
Embora contasse com o apoio majoritário de cardeais dos principais partidos que compõem a aliança encabeçada por ACM Neto (União Brasil) na corrida pelo governo do estado e estivesse bem perto de conquistar a candidatura a vice, o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo esbarrou no pouco trânsito no núcleo-duro do Republicanos, que tinha o poder de decidir quem levaria o espaço. A falta de proximidade com o líder máximo da legenda na Bahia, o deputado federal Márcio Marinho, tirou Zé Ronaldo do páreo na última reta e liberou a pista para a empresária Ana Coelho (Republicanos). 

Freio de mão
Responsável por contratos do governo estadual com a rede composta por clínicas e hospitais privados, a chefe da Superintendência de Regulação da Saúde (Suregs), Jerusa Marins, criou uma baita dor de cabeça para a Sesab. Servidora da Secretaria Estadual de Administração, Jerusa travou repasses a fornecedores e prestadores de serviços, atrasou inúmeros processos de contratação ainda pendentes e colocou a Sesab à beira do caos.

Alta pressão
Segundo integrantes do alto escalão da secretaria, a falta de experiência da superintendente na área fez com que clínicas e hospitais conveniados ao estado suspendessem procedimentos cirúrgicos, freou o avanço do mutirão de cirurgias eletivas e provocou um aumento exponencial na fila da Regulação. 

Zé Ronaldo tinha, como Marcelo Nilo, a expectativa de estar nesta chapa e, se ele estivesse aqui, eu estaria feliz também. Mas em função da construção política não foi possível
ACM Neto, ao explicar o que inviabilizou a escolha do ex-prefeito de Feira para a chapa da União Brasil 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Queda de ultraleve deixa dois mortos em cidade do interior de SP

No coração do interior paulista, uma tragédia marcou o início da tarde deste sábado, 26 de julho. A queda de um ultraleve na...

Reino Unido propõe retirada de crianças doentes de Gaza

Em meio a alarmantes sinais de fome generalizada, o Reino Unido está colaborando com a Jordânia para viabilizar a ajuda humanitária aérea a...

Com EUA de olho, petista quer criar bancada de defesa das terras raras

Diante do crescente interesse dos Estados Unidos nos minerais de terras raras do Brasil, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), vice-líder do governo...