Com o início das campanhas eleitorais para o pleito de 2022, os concorrentes ao Governo do Distrito Federal (GDF) podem dar palanque ao candidato à Presidência da República que preferirem durante as propagandas. Segundo levantamento realizado pelo Metrópoles, até o momento, Lula (PT) é o que mais tem palanque garantido entre as chapas da capital federal.
Até o momento, o petista terá palanque na chapa de Leandro Grass (PV), que é o candidato da federação PT-PV-PCdoB para o GDF. Keka Bagno (PSol), Rafael Parente (PSB) e Renan Arruda (PCO) também já declararam abertamente apoio a Lula.
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem um palanque garantido, que é também o mais forte: o do atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que lidera com folga as pesquisas de intenção de votos na capital do país.
???Sou fã do presidente Bolsonaro, nunca neguei???, diz Ibaneis
Os outros candidatos ou não declararam apoio ou têm candidatos dos próprios partidos. Paulo Octávio (PSD), por exemplo, não se pronunciou sobre o assunto. A direção nacional do PSD liberou os filiados para apoiarem quem quiserem. O Metrópoles apurou que, no diretório distrital, a maioria é a favor de Bolsonaro, por isso, o mais provável é que Paulo Octávio siga com a maioria.
Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Izalci Lucas (PSDB) ainda não definiu quem deve apoiar. O que se sabe é que o candidato não dará suporte para Lula.
Candidatos próprios As outras chapas que concorrem ao Palácio do Buriti têm candidatos dos próprios partidos na disputa à Presidência. Leila Barros (PDT), por exemplo, tem Ciro Gomes (PDT) como nome ao chefe do Executivo Federal.
Veja os outros candidatos ao GDF e os nomes à Presidência que devem apoiar, respectivamente:
Lucas Salles (DC) ??? Eymael (DC)
Professor Robson (PSTU) ??? Vera Lúcia (PSTU)
Téo (PCB) ??? Sofia Manzano (PCB)
Eleições O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. Um eventual segundo turno, se ocorrer, será realizado no dia 30 do mesmo mês.
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação (CNH) ou certificado de reservista. Leve também o título de eleitor. Se preferir, baixe e instale o aplicativo e-Título, disponível na Google Play Store e Apple Store.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), você pode fazer a consulta! Em ???consulta por nome???, preencha com seu número de CPF ou nome e dados pessoais. Essas informações também ficam disponíveis no aplicativo e-Título.
O post Quem tem mais palanque no Distrito Federal? Bolsonaro ou Lula? apareceu primeiro em Metrópoles.
Comentários Facebook