A vereadora petista Dandara foi barrada na entrada do plenário da Câmara Municipal de Uberlândia, nesta terça-feira (2/8), e o fato gerou uma discussão com o vereador bolsonarista Cristiano Caporezzo (PL).
A legisladora chegou a mandar o colega de casa ???caçar assunto na puta que te pariu???. O caso fez com que a mesa diretora prometesse atitudes em relação à segurança da casa, para evitar novos constrangimentos.
Segundo o que informou Dandara, ela entrava no plenário junto de outros colegas e foi a única a ser impedida. ???O vereador Murilo (Rede) estava entrando junto comigo e não foi barrado???, disse ela em tribuna.
Inicialmente, o discurso da vereadora apenas tocou na questão racial, quando ela contava sobre o pedido de identificação para entrada no plenário. ???Um ano e oito meses de mandato já deu para saber quem é vereador, fazer orientação para que entendam que tem uma mulher negra que usa turbante que é vereadora e não só homens brancos com trajes sociais???, afirmou.
O que gerou a discussão mais forte durante a sessão ordinária do dia, foi a contestação de Caporezzo. ???Eu quero dar os parabéns para esse segurança, ele não é obrigado a reconhecer todo mundo. Eu acho interessante esses vereadores que dizem que são representantes do povo, mas se for confundido cm o povo fica ofendido e briga com o segurança que tá fazendo o trabalho dele. E ainda teve uma insinuação de racismo???, falou o legislador opositor à colega também em tribuna.
Como foi citada no decorrer da fala, Dandara pôde voltar a discursar e xingou Caporezzo, antes de citar racismo estrutural como uma das razões do pedido de identificação para acesso ao plenário.
???Quero falar para esse vereadorzinho de merda que sei muito bem o que significa o racismo nesse país. Quantas vezes o senhor foi barrado nessa casa? Não estão acostumados com mulheres negras vereadoras e nos espaços de poder. Então se reduza à sua insignificância. Vai caçar assunto na puta que te pariu???, seguiu a vereadora.
Ela citou que nenhuma outra legisladora foi barrada, sendo todas brancas as citadas: Amanda Gondim (PDT), Claudia Guerra (PDT) e Liza Prado (Patriota).
Segurança novato
O segurança em questão é novato e estaria em seu primeiro dia na Casa legislativa do município do Triângulo Mineiro. Ele foi repreendido. A presidente em exercício na sessão desta terça na Câmara de Uberlândia, Gláucia da Saúde (PSDB), disse a Dandara que o caso será analisado e medidas para evitar situações parecidas serão tomadas.
???Vou tomar providencias (???) Eu me comprometo ver o que aconteceu para que não se repita essa situação???, disse a presidente. Dandara lembrou que essa seria a segunda vez que foi barrada na casa.
Comentários Facebook