Artista do Togo abre exposição no Goethe-Institut nos 60 anos do espaço

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A exposição Raízes, do artista Koffi Mensah, que será aberta  sábado (3), às 15h, no Goethe Institut Salvador-Bahia, traduz a busca pelo diálogo cultural que os 60 anos da instituição ??? completados hoje. Natural do Togo, o artista visual de 42 anos está em Salvador participando do Programa de Residência Artística Vila Sul, criado em 2016 e que já recebeu mais de 100 artistas de vários países.

Com vivencias artísticas em vários países africanos, Koffi conta que durante a residência foi tocado pela espiritualidade afro-brasileira.  ???Para mim, a arte não trata apenas de beleza ou de estética. Minha abordagem tira sua força das cordas do ativismo??? afirma o artista, que destaca a importância da religião durante o processo de escravização dos negros.

???Há muitas semelhanças entre o vodoun da África e o candomblé daqui, através das formas de culto ao ritmo folclórico e a abnegação de seus seguidores. ?? uma religião nascida do encontro dos cultos tradicionais dos deuses iorubás e das divindades Fon e Ewe???, detalha o artista, que mistura escultura e pintura em trabalhos multidimensionais. 

A mostra, que segue em cartaz até o final de outubro, integra a programação comemorativa, que tem várias atividades gratuitas, incluindo shows da Banda Didá (14h) e do Olodum (15h).  Outra iniciativa bacana é a visita virtual em 360º pelo prédio histórico inaugurado em 3 de setembro de 1962.
???Ao longo das décadas, nosso prédio na Avenida Sete de Setembro, que mudou de cor de tempos em tempos ao longo dos anos, tornou-se um parceiro importante e confiável para muitas organizações e instituições locais???, afirma Friederike Möschel, diretora do Goethe. Visitação da exposição até 29 de outubro, das 9h às 18h.

divulgacao

O Goethe Institut foi inaugurado em 3 de setembro de 1962, num casarão do Corredor da Vitória (foto: Divulgação)

 

Giro pela cidade

Feira de Vinil do Centro – Evento chega à terceira edição neste sábado, a partir das 14h, no piso térreo do Shopping Colonial, nos Barris (em frente à Biblioteca Pública do Estado). O evento reúne 13 expositores  que comercializam LPs, CPs, K7s, CDs, LDs, equipamentos  e utilidades. A trilha sonora fica a cargo de colecionadores locais que elaboram selectas temáticas especialmente para o evento. Gratuito.

A trilha sonora fica a cargo de colecionadores locais que elaboram selectas temáticas especialmente para o evento. Nessa edição, quem abre os trabalhos é a Dj Gabão (multiartista) que vai girar bolachas performando um set de brasilidades que evocam o jazz e o soul. Na sequência, Dj Môpa assume os toca-discos com boogie, funk e soul brasuca. O Dj Zambabem segue o baile com reggae, dub e rock steady e, encerrando os trabalhos, Pinduka vai arriar nos pratos uma selecta de sulcolências brasileiras lançadas há 50 anos e que fazem parte da discoteca básica ou estão na lista de desejos de muita gente.

Curuzu – O projeto Salvador Capital Afro aporta no bairro  sábado (3), a partir das 18h, na Senzala do Barro Preto, e promove show do grupo As Ganhadeiras de Itapuã, com participação da Banda Erê e da poeta e cantora Ludmila Singa. As atrações são gratuitas e marcam o encerramento da programação, que ainda contará com três mesas sobre empreendedorismo feminino – com inscrições no Sympla.

divulgacao

O grupo Racionais MC’s encerra a programação do Palco Sunset neste sábado (3), no Rock in Rio (Foto: Divulgação)

O gostinho do Rock in Rio em casa

O Rock in Rio não é mais o único grande festival de música nacional, mas ainda segue mobilizando mentes e corações. E quem está longe da Cidade do Rock mas quer curtir os principais shows, não pode reclamar:  a Globo preparou uma transmissão multiplataforma que integra a TV aberta, canais por assinatura e streaming.

O Multishow e o Canal Bis fazem ampla transmissão, incluindo palcos menores, além de bastidores e muitas entrevistas; o Globoplay mostrará os shows do Palco Mundo e Sunset em 4k; já a TV Globo vai exibir compactos dos melhores momentos após o Altas Horas (sábado) e Vai que Cola (domingo). A transmissão do Rock in Rio tem produção de Karina Ajuz, direção artística de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro. 

Um dos destaques do domingo, a cantora Iza faz o segundo show da noite – nomesmo dia de Demi Lovato e Juntin Bieber. A  carioca, que estreia no  Palco Mundo,  antecipou o clima do show e lançou nesta sexta o projeto Três, com as faixas Mole, Mó Paz e Droga, gravadas ao vivo e que servem de aperitivo para sua apresentação. 

Sábado (3)
Palco Mundo

00h10 – Post Malone
22h20 – Marshmello
20h10 – Jason Derulo
18h – Alok

Palco Sunset

21h15 – Racionais MC’s
19h05 – Criolo + Mayra Andrade
16h55 – Xamã + Brô MC’s
15h30 – Papatinho e L7nnon + MC Hariel e MC Carol 

Domingo (4)

Palco Mundo

23h00 – Justin Bieber
20h35 – Demi Lovato
18h25 – IZA
16h15 – Jota Quest

Palco Sunset

21h55 – Gilberto Gil e família
19h30 – Emicida convida Drik Barbosa, Rael e Priscilla Alcântara
17h20 – Luísa Sonza com Marina Sena
15h10 – Matuê
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mudança nas regras do FGTS permite resgate de valores retidos para milhões de brasileiros

Uma nova medida do Governo Federal traz alívio financeiro para milhões de trabalhadores com recursos do FGTS bloqueados. A partir desta segunda-feira, dia...

Zé Felipe anuncia fim de namoro com Ana Castela

Zé Felipe e Ana Castela anunciaram o fim do namoro. A própria publicação no Instagram Stories confirmou que, após uma conversa entre eles,...

Defesa Civil emite alerta severo para tempestades em São Paulo

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu, na tarde desta segunda-feira (29), um alerta severo para chuva forte nas zonas norte...