A exposição Raízes, do artista Koffi Mensah, que será aberta sábado (3), às 15h, no Goethe Institut Salvador-Bahia, traduz a busca pelo diálogo cultural que os 60 anos da instituição ??? completados hoje. Natural do Togo, o artista visual de 42 anos está em Salvador participando do Programa de Residência Artística Vila Sul, criado em 2016 e que já recebeu mais de 100 artistas de vários países.
Com vivencias artísticas em vários países africanos, Koffi conta que durante a residência foi tocado pela espiritualidade afro-brasileira. ???Para mim, a arte não trata apenas de beleza ou de estética. Minha abordagem tira sua força das cordas do ativismo??? afirma o artista, que destaca a importância da religião durante o processo de escravização dos negros.
???Há muitas semelhanças entre o vodoun da África e o candomblé daqui, através das formas de culto ao ritmo folclórico e a abnegação de seus seguidores. ?? uma religião nascida do encontro dos cultos tradicionais dos deuses iorubás e das divindades Fon e Ewe???, detalha o artista, que mistura escultura e pintura em trabalhos multidimensionais.
A mostra, que segue em cartaz até o final de outubro, integra a programação comemorativa, que tem várias atividades gratuitas, incluindo shows da Banda Didá (14h) e do Olodum (15h). Outra iniciativa bacana é a visita virtual em 360º pelo prédio histórico inaugurado em 3 de setembro de 1962.
???Ao longo das décadas, nosso prédio na Avenida Sete de Setembro, que mudou de cor de tempos em tempos ao longo dos anos, tornou-se um parceiro importante e confiável para muitas organizações e instituições locais???, afirma Friederike Möschel, diretora do Goethe. Visitação da exposição até 29 de outubro, das 9h às 18h.
![]() |
O Goethe Institut foi inaugurado em 3 de setembro de 1962, num casarão do Corredor da Vitória (foto: Divulgação)
|
Giro pela cidade
Feira de Vinil do Centro – Evento chega à terceira edição neste sábado, a partir das 14h, no piso térreo do Shopping Colonial, nos Barris (em frente à Biblioteca Pública do Estado). O evento reúne 13 expositores que comercializam LPs, CPs, K7s, CDs, LDs, equipamentos e utilidades. A trilha sonora fica a cargo de colecionadores locais que elaboram selectas temáticas especialmente para o evento. Gratuito.
A trilha sonora fica a cargo de colecionadores locais que elaboram selectas temáticas especialmente para o evento. Nessa edição, quem abre os trabalhos é a Dj Gabão (multiartista) que vai girar bolachas performando um set de brasilidades que evocam o jazz e o soul. Na sequência, Dj Môpa assume os toca-discos com boogie, funk e soul brasuca. O Dj Zambabem segue o baile com reggae, dub e rock steady e, encerrando os trabalhos, Pinduka vai arriar nos pratos uma selecta de sulcolências brasileiras lançadas há 50 anos e que fazem parte da discoteca básica ou estão na lista de desejos de muita gente.
Curuzu – O projeto Salvador Capital Afro aporta no bairro sábado (3), a partir das 18h, na Senzala do Barro Preto, e promove show do grupo As Ganhadeiras de Itapuã, com participação da Banda Erê e da poeta e cantora Ludmila Singa. As atrações são gratuitas e marcam o encerramento da programação, que ainda contará com três mesas sobre empreendedorismo feminino – com inscrições no Sympla.
![]() |
O grupo Racionais MC’s encerra a programação do Palco Sunset neste sábado (3), no Rock in Rio (Foto: Divulgação) |
O gostinho do Rock in Rio em casa
O Rock in Rio não é mais o único grande festival de música nacional, mas ainda segue mobilizando mentes e corações. E quem está longe da Cidade do Rock mas quer curtir os principais shows, não pode reclamar: a Globo preparou uma transmissão multiplataforma que integra a TV aberta, canais por assinatura e streaming.
O Multishow e o Canal Bis fazem ampla transmissão, incluindo palcos menores, além de bastidores e muitas entrevistas; o Globoplay mostrará os shows do Palco Mundo e Sunset em 4k; já a TV Globo vai exibir compactos dos melhores momentos após o Altas Horas (sábado) e Vai que Cola (domingo). A transmissão do Rock in Rio tem produção de Karina Ajuz, direção artística de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro.
Um dos destaques do domingo, a cantora Iza faz o segundo show da noite – nomesmo dia de Demi Lovato e Juntin Bieber. A carioca, que estreia no Palco Mundo, antecipou o clima do show e lançou nesta sexta o projeto Três, com as faixas Mole, Mó Paz e Droga, gravadas ao vivo e que servem de aperitivo para sua apresentação.
Sábado (3)
Palco Mundo
00h10 – Post Malone
22h20 – Marshmello
20h10 – Jason Derulo
18h – Alok
Palco Sunset
21h15 – Racionais MC’s
19h05 – Criolo + Mayra Andrade
16h55 – Xamã + Brô MC’s
15h30 – Papatinho e L7nnon + MC Hariel e MC Carol
Domingo (4)
Palco Mundo
23h00 – Justin Bieber
20h35 – Demi Lovato
18h25 – IZA
16h15 – Jota Quest
Palco Sunset
21h55 – Gilberto Gil e família
19h30 – Emicida convida Drik Barbosa, Rael e Priscilla Alcântara
17h20 – Luísa Sonza com Marina Sena
15h10 – Matuê
Facebook Comments