Rosa Weber assume presidência do STF, defende democracia e prega respeito à separação dos Poderes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ministra Rosa Weber tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 12. A magistrada substitui o ministro Luiz Fux e é a terceira mulher a ocupar a presidência da Suprema Corte do país ??? antes de Weber, comandaram o STF as ministras Ellen Gracie e Cármen Lúcia. Em seu discurso de posse, a ministra reiterou seu compromisso com a Constituição Federal, com a laicidade do Estado, com a igualdade entre os brasileiros, pregou o respeito à separação entre os Poderes e criticou ???práticas de intolerância enquanto expressões inconstitucionalmente incompatíveis com a liberdade de manifestação do pensamento???. ???Sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes e sem imprensa livre, não há democracia???, disse, antes de ser interrompida por longos aplausos. ???A democracia pressupõe diálogo constante, tolerância, compreensão das diferenças e cotejo pacífico de ideias distintas e até mesmo antagônicas???, seguiu.

Rosa Weber também expôs seu desejo em avançar nas conquistas da construção de uma ???sociedade livre, justa e solidária???, da garantia do desenvolvimento nacional, da erradicação da pobreza, da redução das desigualdades sociais e a promoção do bem da população. ???São tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos invejáveis. O STF não pode desconhecer essa realidade. Até porque têm sido alvo de ataques injustos e reiterados, inclusive sobre a pecha de um mal compreendido ativismo judicial por parte de quem, mais das vezes, desconhece o texto constitucional e ignora as atribuições cometidas a essa Suprema Corte pela Constituição???, afirmou a nova presidente da Corte. ???Constituição garante ao STF o monopólio da última palavra???, acrescentou.

Em outro momento de seu discurso, Rosa Weber saiu em defesa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), classificado pela magistrada como ???o nosso tribunal da democracia???, e do ministro Alexandre de Moraes, que comanda a Corte Eleitoral. Weber disse que o TSE ???garantirá a regularidade do processo eleitoral, a certeza e a legitimidade dos resultados e, em fiel observância aos postulados de nossa Constituição, o primado da vontade soberana do povo, que é a fonte de todo o poder no âmbito das sociedades estruturadas em bases democráticas???.

A ministra Cármen Lúcia discursou em nome do tribunal no início do ato e pontuou que a posse de Weber ocorre em tempos de ???tumulto e desassossego no mundo e no Brasil??? e que assumir a Corte neste momento exige ???decoro e a República demanda compostura???. ???Vossa Excelência não assume o cargo em momento histórico de tranquilidade social e de calmaria, bem diferente disso???, disse. ???A despeito das dificuldades momentâneas ninguém seria mais adequada para estar na posição agora assumida. Magistrada séria, responsável, democrata???, acrescentou. No local, o ministro Luis Roberto Barroso também assumiu o cargo de vice-presidente do Supremo Tribunal Federal.

A cerimônia que marcou o início da gestão Weber à frente da Corte para o biênio 2022-2024 contou com a presença do ex-presidente da República, José Sarney; dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil); Fábio Faria (Comunicações); Anderson Torres (Justiça) e Bruno Bianco (Advocacia Geral da União), além dos atuais ministros e magistrados aposentados do STF. O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre agenda no Estado de São Paulo e não compareceu à sessão solene. Com a ausência, o mandatário do país se tornou o primeiro chefe do Executivo federal a faltar à posse do representante máximo da Suprema Corte desde 1993, quando o ministro Octavio Galloti assumiu o cargo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No dia em que foi divulgado novo recorde de feminicídios, Lula diz que quem bate em mulher não precisa votar nele

"Quem bate em mulher, não precisa votar em mim". A frase foi proferida nesta terça-feira (20) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Janaina Paschoal chama Flávio de “filhinho de papai” e defende Tarcísio

Meta description: Vereadora Janaína Paschoal critica Flávio Bolsonaro, chamando-o de "filhinho de papai" após declarações sobre a candidatura de Tarcísio de Freitas; ela...

Militar da FAB desaparece após sair para casa de shows em Porto Seguro

Um militar da Força Aérea Brasileira (FAB) está desaparecido desde a noite do último domingo (18), em Porto Seguro, no sul da Bahia....