Atila Iamarino prevê surgimento de nova onda da Covid-19 a partir de novembro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O biólogo Atila Iamarino fez uma nova previsão sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil nesta quarta-feira (14). Através do seu perfil no Twitter, o pesquisador disse que, atualmente, a imunidade recente tem segurado o vírus, mas que entre novembro e dezembro o país deve registrar uma alta no número de infecções.

 

“Se o comportamento da pandemia se mantiver, devemos ver outra onda a partir de novembro/dezembro. As variantes Alpha, Delta, Gamma e Omicron foram detectadas nesse período do ano”, alertou o doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Responsável pela divulgação de informações sobre o coronavírus durante os momentos mais graves da crise sanitária, Iamarino chamou a atenção para as recorrentes mutações e as novas variantes, mais transmissíveis, geradas a partir disso.

 

Ele considerou que existem alguns escapes imunes e que o impacto das futuras infecções ainda não é passível de mensuração. “A grande questão é se as próximas ondas continuarão na tendência de casos altos mas menos hospitalizações. Isso depende da proteção imune e até aqui as vacinas têm sido excelentes’.

 

“Se continuarmos com essa imunidade imperfeita, que permite que o vírus circule, mas ainda é boa o suficiente para os casos graves ficarem concentrados nos mais vulneráveis (como quem tem mais de 80 anos), serão ondas que incomodam cada vez menos”, ponderou Átila.

 

Na visão do cientista, a gripe é um precedente considerável, uma vez que todos os anos há novas ondas relativamente parecidas com o vírus que já circulava, mas que raramente produzem variantes que escapem muito mais da imunidade adquirida antes.

 

“Com a Covid-19, se os outros coronavírus são exemplo, devemos continuar vendo variantes que são parecidas o suficiente com o que nosso corpo já enfrentou para ainda termos imunidade parcial. O vírus tem o potencial de mudar muito mais (recombinar), mas não vimos isso até aqui”, analisou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...