Seis dos próximos oito jogos do Bahia serão contra times que tentam fugir do rebaixamento

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No G4 da Série B desde a primeira rodada, Esquadrão luta para confirmar acesso na reta final

A luta do Bahia na Série B é para confirmar o acesso e voltar a jogar a primeira divisão em 2023. Mas a promoção ou não do Esquadrão vai passar diretamente pela briga contra o rebaixamento. Dos oito jogos que restam ao tricolor na temporada, seis serão contra equipes que estão na parte de baixo da tabela. 

A sequência do time terá início neste sábado, quando recebe o Operário-PR, às 18h15, na Arena Fonte Nova, pela 31ª rodada. A equipe paranaense é a atual vice-lanterna do Brasileirão, com 30 pontos. Ou seja, 21 a menos do que o tricolor, que é o vice-líder, com 51. Logo depois, o clube baiano sai para jogar fora de casa contra Chapecoense e Novorizontino, atuais 14º e 13º colocados, respectivamente. 

O caminho na competição tem ainda confrontos com Brusque (18º), Vila Nova (15º) e Guarani (16º). Para o torcedor mais desavisado, enfrentar equipes que estão tentando fugir da degola pode ser um bom negócio para o Bahia, mas, no primeiro turno, a história não foi bem assim. 

Na primeira metade do campeonato, o aproveitamento do Bahia contra as equipes citadas foi de 55,5%. Dos 18 pontos em disputa, o Esquadrão conquistou 10. Com um detalhe: todos os pontos foram somados longe de Salvador. Como visitante, o time bateu Operário, Brusque e Guarani, e ficou no empate com o Vila Nova. 

Na Fonte Nova, por sua vez, decepção. O tricolor foi derrotado por Chapecoense e Novorizontino, ambos pelo placar de 1×0. A sequência negativa, combinada com o revés também em casa para o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, foi decisiva para a queda do então comandante Guto Ferreira, substituído por Enderson Moreira. 

Com a inversão dos mandos, a expectativa é de que o clube melhore o aproveitamento. Mesmo assim, o meia Ricardo Goulart, um dos jogadores mais experientes da equipe, alerta para os perigos que o elenco pode encontrar na reta final da Série B. 

???Agora nessa reta final vão se decidindo os objetivos. O nosso objetivo é maior do que o do Operário, sem dúvida quem está na parte de baixo não vai tirar o pé. Mas o nosso objetivo tem que ser maior???, analisou o jogador.

CHANCES DE ACESSO
Por sinal, apesar de não ter conseguido um desempenho tão grande na primeira metade da competição, se repetir agora o mesmo aproveitamento o Bahia dará um passo importante para confirmar o retorno à primeira divisão. 

Com mais 10 pontos, o Esquadrão chegará aos 61. Nesse cenário, a equipe teria 99,2% de chance de subir de divisão, de acordo com os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para garantir uma segurança ainda maior, o clube teria mais duas rodadas para pontuar. 

Com 62 pontos, a chance de uma equipe ser promovida é de 99,8%. Com 63, a probabilidade sobe para 99,8%. Com os atuais 51 pontos e restando mais oito jogos até o fim da Série B, os matemáticos da UFMG apontam o Bahia com 95,4% de chance de acesso.  

Além da sequência diante das equipes que estão em luta contra a degola, o Bahia ainda enfrenta Grêmio e CRB, ambos fora de casa, antes do final da temporada. Enquanto o time gaúcho é um concorrente direto e ocupa a 3ª colocação atualmente, os alagoanos estão em 9º, com 40 pontos somados. A tendência é de que durante o confronto com o Bahia, na última rodada, o CRB já esteja livre do risco de queda.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Everton Ribeiro exalta coletivo após goleada sobre o Barcelona de Ilhéus: “A gente se conhece bem”

Everton Ribeiro atingiu uma marca simbólica vestindo a camisa do Bahia na noite desta terça-feira (20). Na goleada por 5 a 1 sobre...

Palmeiras é goleado pelo Novorizontino e tem o pior resultado da era Abel

Jovem Pan> Esportes> Futebol> Palmeiras> Palmeiras é goleado pelo...

Mulher ataca jovem com ácido em salão de beleza no bairro de Itapuã, em Salvador

Em Salvador, no bairro Itapuã, uma jovem de 27 anos foi atingida por ácido dentro de um...